Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

Uma Voz no Deserto
Fonte: www.buscandonovasaguas.com

Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o Caminho do Senhor". É o grande pregador do Advento, que ainda hoje nos ensina a preparar o Caminho de Jesus para o Natal.

 O Evangelho fala da Missão de João Batista: "preparar o Caminho do Senhor". (Lc 3.1-6). João Batista é "a Voz que clama no deserto", preparando o coração dos homens para acolher o Messias. 

Detalhes do texto:

- Lucas faz uma longa introdução HISTÓRICA: Situa concretamente, no espaço e no tempo, os fatos da Salvação: A pregação de João e a intervenção de Deus na história.   
- "A PALAVRA DE DEUS desceu sobre João".
Deus rompeu um longo silêncio de 300 anos sem profetas e enviou o último profeta do Antigo Testamento: João Batista.
- Tudo começou no DESERTO... O "Deserto", na História de Israel, lembrava muitas coisas: Libertação... Purificação... Aliança... Esperança da Terra Prometida... No tempo de Jesus, era para o deserto que se dirigia quem queria repetir a experiência espiritual dos antepassados.
- "Ele percorria toda a região do JORDÃO..." Jordão era a fronteira... por onde entraram na Terra Prometida... No batismo de João, cada um repetia o gesto de entrar, através do Jordão, na Terra da Liberdade na verdadeira Terra Prometida.

+ O ANÚNCIO DE JOÃO BATISTA:

- Um apelo de conversão"Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas...    todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixados..."

Esse processo de conversão é um verdadeiro êxodo da terra da opressão para a terra nova da liberdade, da graça e da paz.
A VOZ do deserto grita e propõe a conversão para desbloquear os caminhos, para ver a "salvação de Deus".

- Um anúncio de esperança: "Todos verão a salvação de Deus..."

A salvação é oferecida para todos os homens, também para nós...

+ O TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA:

- Preparou-se no "deserto":   O barulho das festas não é ambiente propício para anunciar nem para ouvir o convite à penitência. Para escutar a voz de Deus, é necessário criar um clima de silêncio, de escuta: Que tal no advento, desligar a TV para temos momentos de "deserto"?

- Desprendimento: manifestado na sobriedade do comer e do vestir: vestindo pele de camelo e comendo gafanhotos e mel silvestre... Temos o mesmo espírito de João Batista?

+ O CAMINHO A SEGUIR:
    - Endireitar as Estradas: Nem sempre seguimos o caminho reto,
       indicado por Cristo: do amor, da doação, do serviço...  
       * Quais as estradas tortuosas a endireitar para chegar até Deus?

     - Preencher os Vales: Quais os vales a preencher na vida profissional,
        na vida espiritual, na vida familiar, na vida da comunidade?

     - Aplainar os Montes: Abaixar nosso orgulho, nossa auto-suficiência...
       * Os mais simples e humildes encontraram o Messias no seu caminho...
          Os poderosos e orgulhosos não chegaram até Belém.

Baruc e João Batista foram mensageiros de Deus para preparar os caminhos do Senhor aos homens do seu tempo. Deus não poderia se servir também de nós para preparar os homens de hoje para a vinda de Cristo no Natal desse ano?

                                 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 06.12.2015