Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

VÓS SOIS AMADOS POR DEUS (Colossenses 3,12-17)

Irmãos: Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede  agradecidos. Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem. Palavra do Senhor.

1. Vós sois amados por Deus
Essa é a grande verdade que a família de hoje precisa redescobrir. Deus não se cansa de amar e de investir com sua graça e suas bênçãos. Quem se dá conta que é amado por alguém vive mais feliz e tem mais humildade para aceitar e acolher o diferente.
 
2. O amor é o vínculo da perfeição:
Só o amor pode salvar uma família. São João nos diz que “Deus é amor”. Então é correto dizer que só Deus pode salvar uma família, porque Ele é o vínculo da perfeição e o modelo de relacionamento ideal.

3.Suportando-vos uns aos outros...
Deus não quer que um agüente o outro. Ele deseja que um seja “suporte” para o outro. A família só dá certo quanto cada um procura sustentar o outro e servindo, apoiando, colaborando, fazendo a sua parte e não deixando todo o peso da casa nas costas de poucos. Suportar juntos é mais fácil e cansa menos.

4. Sede agradecidos...
Vivemos no mundo das cobranças. A sociedade nos cobra, o trabalho, a escola, as modas, as etiquetas sociais, as tradições de consumo, as pessoas. Esquecemos muitas vezes de crescer no espírito da gratidão. Agradecer não é só dizer automaticamente obrigado. Agradecer é servir, doar-se, mudar hábitos, superar preguiças, tomar iniciativas em favor do bem comum.

5. Relacionamento
Família é encontro. Precisamos com urgência resgatar as reuniões familiares, o tempo para conversar, para perguntar sobre como vai a caminhada do outro. O tempo para interessar-se pelas pessoas concretas com seus problemas concretos. O tempo para valorizar as conquistas dos outros e partilhar alegrias e tristezas, sonhos e esperanças. Maridos, esposas, filhos, cada um tem o seu papel a cumprir. Pais não são filhos, e filhos não são pais. Amar é relacionar-se respeitando a missão de cada um, as etapas da vida e o crescimento gradual.

PARA REFLETIR:
1. Dos 5 itens acima qual deles é mais fácil em sua vida? E qual o mais difícil de ser vivido em família?
2. Faça o propósito de entrar no ano novo com Espírito novo convertendo-se (fazendo a sua parte) justamente no item em que encontra maior dificuldade.

Deus abençoe a sua família, seja qual for e do jeito que estiver!

28/12/09

Voltar