Estudo Semanal
Home - Vida Cristã - Consciência Cristã

A Verdade revelada pelo Espírito Santo (Jo 16,12-15)

Queridos irmãos e irmãs,

Celebramos nestes dias a festa de Pentecostes, clamamos pela presença do Espírito sobre nós e queremos agora refletir sobre a ação que o Espírito Santo realiza ao guiar a Igreja e cada um de nós à Verdade. Jesus mesmo diz aos discípulos: o Espírito Santo "vos guiará à toda a verdade" (Jo 16, 13).

ESPÍRITO SANTO É AQUELE QUE NOS PERMITE ENCONTRAR A VERDADE.

Dentro da tendência a acreditar que não há nada de definitivo e pensar que a verdade seja dada por aquilo que nós queremos, surge a pergunta: existe realmente “a” verdade? O que é “a” verdade? Podemos conhecê-la? Podemos encontrá-la? Pilatos questionou Jesus a este respeito: "O que é a verdade?" (Jo 18,37-38). Pilatos não consegue compreender que “a” Verdade está diante dele, não consegue ver em Jesus o rosto da verdade, que é o rosto de Deus. No entanto, Jesus é justamente isso: a Verdade, que, na plenitude dos tempos, “se fez carne” (Jo 1,14), veio em meio a nós para que a conhecêssemos. A verdade não é compreendida como uma coisa, a verdade é encontrada. Não é uma possessão, é um encontro com uma Pessoa.

Mas quem nos faz reconhecer que Jesus é "a" Palavra de verdade, o Filho unigênito de Deus Pai? São Paulo ensina que "ninguém pode dizer ’Jesus é o Senhor!’ senão pela ação do Espírito Santo "(1Cor 12, 3). É apenas o Espírito Santo, o dom de Cristo Ressuscitado, que nos faz reconhecer a Verdade. Jesus define-o “Paráclito”, ou seja “aquele que vem em nosso auxílio”, que está do nosso lado para sustentar-nos neste caminho de conhecimento; e, durante a Última Ceia, Jesus assegura aos discípulos que o Espírito Santo ensinará todas as coisas, lembrando-lhes as suas palavras (cf. Jo 14,26).

Qual é a ação do Espírito Santo na nossa vida e na vida da Igreja para guiar-nos à verdade? Em primeiro lugar, lembra e imprime nos corações dos crentes as palavras que Jesus disse, e, por meio de tais palavras, a lei de Deus é inscrita no nosso coração e nos dá direção nas escolhas e nas ações cotidianas - se torna princípio de vida. De fato, é do íntimo de nós mesmos que nascem as nossas ações: é precisamente o coração que deve se converter a Deus, e o Espírito Santo o transforma se nós nos abrimos a Ele.

O Espírito Santo, então, como Jesus promete, nos guia "à toda a verdade"; não somente ao encontro com Jesus, plenitude da Verdade, mas nos guia também “dentro” da Verdade, nos faz entrar em comunhão sempre mais profunda com Jesus, dando-nos inteligência das coisas de Deus. E esta não a podemos conseguir com as nossas forças. Se Deus não nos ilumina interiormente, o nosso ser cristãos será superficial. Devemos fazer esta oração todos os dias: "Espírito Santo, faça que o meu coração seja aberto à Palavra de Deus, que o meu coração seja aberto ao bem, que o meu coração seja aberto à beleza de Deus todos os dias”. Quantos de nós rezamos a cada dia ao Espírito Santo? Seremos poucos, talvez... mas, temos que cumprir esse desejo de Jesus.

INUNDADOS PELA LUZ DO ESPÍRITO SANTO

Neste Ano da fé perguntemo-nos se concretamente demos algum passo para conhecer mais a Cristo e as verdades da fé, lendo e meditando a Sagrada Escritura, estudando o Catecismo, aproximando-nos com constância dos Sacramentos. Mas, perguntemo-nos ao mesmo tempo quais passos estamos dando para que a fé oriente toda a nossa existência. Não dá pra ser cristãos “por tempos”, somente em alguns momentos, em algumas circunstâncias, em algumas escolhas. Não dá para ser cristãos assim. Cristão se é em todos os momentos! Totalmente! A verdade de Cristo, que o Espírito Santo nos ensina e nos dá, transforma para sempre e totalmente a nossa vida cotidiana. Invoquemo-lo com mais frequência, para que nos guie no caminho dos discípulos de Cristo.

PARA REFLETIR:

1-Você está aberto à ação do Espírito Santo, ora para Ele para que te dê luz, te faça mais sensível às coisas de Deus?
2- De que forma você manifesta a presença do Espírito na sua célula?
3-Que passos você tem dado para crescer na fé?