Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

Vencendo os obstáculos da vida - Marcos 10, 46-52

Introdução: Nada na vida conquistamos de graça. Os nossos sonhos estão sempre rodeados de obstáculos e se queremos conquistá-los, precisamos vencer os obstáculos! Você se lembra de alguma conquista sua? Consegue lembrar-se dos obstáculos que você precisou vencer? Talvez tenha sido o seu emprego, a sua vaga na faculdade, a conclusão de algum curso, o seu cônjuge, a aquisição de algum bem, etc. Bartimeu, o cego, tinha um grande sonho: desejava ver. Na narração de Marcos, ele “lança a capa”. Veja que o “lançar a capa” significa vencer os obstáculos para a conquista dos seus alvos, metas, desafios e sonhos, visto que após ele ter lançado a capa, foi até Jesus e conquistou o seu grande sonho: ver. Qual a capa de Bartimeu e quais são as nossas?

1 - Acomodação – “...estava sentado na beira do caminho” (versículo 46). Isso nos dá uma idéia de acomodação. Muitos passam a vida inteira “sentados à beira do caminho”, acomodados, entregues à própria sorte, vivendo como vítimas e não como autores da sua própria história. Você deseja conquistar seus sonhos? Então, lance fora toda acomodação! Muitos querem seguir Jesus, mas não conseguem vencer a própria acomodação e até já se conformaram com a vida que levam. Deus tem algo para realizar em sua vida. Lance fora toda a acomodação, levanta-te e venha seguir a Cristo!

2- Medo – “Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!” (versículo 49). Bartimeu lançou fora a capa do medo, e de um salto se levantou e foi à luta para conquistar seu grande sonho! Isso nos ensina a jamais deixarmos que o medo roube nossos sonhos, que nos impeça de sonhar e conquistar aquilo que desejamos! Tem gente que não vem a Jesus, e não se torna um verdadeiro discípulo, com medo de não conseguir perseverar nos caminhos do Senhor, com medo de quebrar paradigmas religiosos, com medo de ser criticado pelos seus amigos ou familiares e assim, passa a vida toda “sentado e olhando Jesus passar com a multidão dos discípulos!” Em nome de Jesus, eu encorajo você, membro ou não de uma célula, a tomar a decisão de seguir a Cristo, como fiel discípulo (a), pois só Ele poderá levá-lo (a) a realizar seus sonhos.

3- Incredulidade -  “Vá; você está curado porque teve fé!”(versículo 52). Você crê que alguém pode ser curado de cegueira? Humanamente falando isso seria impossível, mesmo com todo o avanço da medicina. Bartimeu guardava um sonho impossível e lutou por esse sonho. Através da sua fé ele conquistou o seu sonho e foi curado! Ele lançou fora a capa da incredulidade e Jesus realizou o seu grande sonho! Se você lançar fora a incredulidade, Jesus fará maravilhas em sua vida! O texto diz ainda que “Muitos o repreendiam para que se calasse” (versículo 48). Bartimeu teve que enfrentar o obstáculo da incredulidade das pessoas à sua volta que o desestimulavam e o desanimavam na conquista do seu sonho.
É preciso ter fé e enfrentar a tudo e a todos, para conquistar o sonho desejado.

Conclusão: Mesmo que haja obstáculos que você precise vencer para conquistar seus sonhos, não desista! Bartimeu não desistiu, venceu todos os obstáculos e com Jesus conquistou o seu sonho. Entregue os seus sonhos e sua vida a Jesus e Ele fará você um (a) vencedor (a)!

PARA REFLETIR
1- Você já se encontrou em situação semelhante a de Bartimeu?
2- Já encontrou pessoas que lhe disseram como os amigos de Jesus: Coragem, levanta-te?
3- O que, segundo a Palavra de Deus, é necessário “lançar fora” para conquistar os seus sonhos?

12-10-2009

Voltar