Vencendo Gigantes Samuel 17, 4-17; 32-51

Introdução: A história de Davi enfrentando o gigante Golias é uma história de superação de obstáculos, vitória sobre o medo, conquista do impossível e derrota dos inimigos. Temos muito a aprender com esse relato bíblico. Você tem algum “gigante” no seu caminho? Você está sofrendo alguma ameaça? Você tem algum problema difícil ou até impossível de ser resolvido? Deus tem estratégias para você vencer estes gigantes:

1- Confie no Senhor: “O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. — Pois bem! — respondeu Saul. — Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você!”(versículo 37).
Davi foi orientado a usar as armaduras próprias de um soldado daquela época: capacete de bronze, couraça e espada. Os soldados confiavam nas suas armas de guerra, nos seus cavalos e na sua própria força, por isso é que fugiram do gigante Golias, pois ele superava a todos em armas e em força física. Porém, Davi largou as armaduras e decidiu confiar no Senhor e Deus veio ao seu encontro. O mesmo Deus que socorreu Davi também virá socorrer você. Confie!

2 – Faça sempre uma confissão positiva: Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus...” (versículo 46). Enquanto os soldados provocados por Golias fugiram assustados, Davi retrucou as palavras de destruição de Golias, com palavras de coragem e fé, e isso o encheu de ânimo e determinou a sua vitória. Deus jamais nos vê como derrotados, nem nos autoriza a sermos pessimistas ou desistirmos das nossas lutas, problemas e desafios! Somos alimentados pelo que confessamos (Veja Provérbios 18,7;20-21).

3 – Entregue seus gigantes a Jesus:...e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.” (versículo 47). Davi tinha plena consciência de que pelas suas forças jamais conseguiria vencer Golias. Por isso, ele entrega mais este desafio nas mãos do Senhor, pois ele diz: “Hoje mesmo Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei...” (versículo 46).
            Os nossos problemas e desafios podem ser “gigantes”, mas não são maiores do que nosso Deus!

Conclusão: Aquilo que era pouco provável ou até mesmo impossível aos olhos humanos aconteceu. Davi venceu o gigante Golias não apenas com uma funda na mão, mas com o coração entregue ao Senhor. Você deseja vencer os seus “gigantes”? Então, entregue o seu caminho ao Senhor. Preste atenção aos sinais da presença de Deus em sua vida e às vitórias que todos os dias acontecem no seu caminho.

PARA  REFLETIR: