A VOCAÇÃO DE SAMUEL (Samuel 3,1-10)

Irmãos e irmãs reunidos em nome do Senhor!
Iniciamos nesta semana o mês de agosto no qual celebramos a dimensão vocacional da vida.
A leitura do profeta Samuel nos sugere alguns pontos de partida tanto para o discernimento quanto para desmistificação da vocação.

1.  Um jovem: Samuel era um jovem que prestava serviço a Deus ajudando o velho sacerdote Eli, cuja família, no entanto, não era fiel a Deus. Costumamos pensar que os chamados por Deus são pessoas diferenciadas, com atributos que os exaltam com relação aos outros. Mas Deus, que é Aquele que escolhe, é também Aquele que capacita e, portanto, o chamado foge da lógica humana. Samuel sequer conhecia o Senhor (v.7) e Eli viria a ser a ponte para a revelação.

2. Samuel ouve uma voz e  pela proximidade que mantinha com Eli, por três vezes pensa ser Eli. Solícito, levanta-se e vai atendê-lo. Talvez não com a mesma prontidão e solicitude, também nós atendemos as vozes do chamado que pensamos ser os apelos dos nossos líderes, nossos coordenadores, nossos padres. Sem entender a profundidade, servimos para garantir a nossa imagem por termos vergonha de negar. Mas por dentro o coração não sentiu a procedência desta voz que é capaz de nos fazer largar tudo para segui-la com coragem. A voz de Deus nos chega por alguém.

3. Alguém que ajuda o discernimento – a experiência de Eli nos dá sinais de alguém cuja maturidade foi fundamental para o discernimento do chamado. Ser próximo de Deus, e viver com pessoas assim nos ajuda a ter olhos abertos e ouvidos sensíveis aos apelos de Deus em nossa vida. Aqui podemos enxergar a dimensão do discipulado: deixar-se cuidar por alguém, aprender, crescer e depois cuidar dos outros. Samuel precisou que Eli lhe apontasse o Senhor. Quantos vivem ao nosso lado e não conhecem a Deus? Se não apontarmos o caminho de Deus para estes nossos irmãos será que eles distinguirão por si próprios o projeto que o Pai tem para eles?

4. Uma resposta assertiva: Por fim, Eli entende  que é a voz de Deus que fala a Samuel, e lhe dá a orientação precisa em relação ao que está acontecendo e que resposta deve dar: “Fala que teu servo escuta”. Quem escuta o Senhor e se deixa usar por ele é um profeta de nossos tempos a iluminar a vida dos que estão indo nos caminhos sombrios. Deus chama a cada um de nós para grandes propósitos. Alguns são chamados ao sacerdócio ordenado, outros à vida consagrada e religiosa, outros à constituição de uma família, outros exercem sua vocação no serviço à comunidade como catequista, leigos, ou como pessoas que não constituem família para cuidar dos pais ou irmãos.

Qualquer que seja a sua vocação é através dela que você vai alcançar a salvação ou poderá perder-se.

São muitas as vozes do mundo a nos confundir. Há muitas propostas fáceis, imediatas, rápidas e superficiais, mas nenhuma tão profunda e realizadora, quanto ouvir os propósitos daquele que nos conhece por inteiro e ainda assim aposta em nós!
Você que foi chamado para estar e pertencer a uma  igreja em células de evangelização está de parabéns por ter escutado o chamado.

O mundo precisa de pessoas como Eli que apontem  para Jesus e precisa de pessoas como Samuel que digam com a alma e com o coração e confirmem com o compromisso: FALA, SENHOR, QUE  TEU SERVO ESCUTA.(Samuel 3,10)

Samuel crescia e o Senhor estava com ele (v.19). Irmão e irmã na caminhada continuem crescendo e firmando os passos e os ouvidos na voz que vem de Deus e que o Senhor esteja sempre com você!

1. Quem foi o Eli em sua vida?
2. Você está sendo o Eli na vida de alguém?
3. Estando no lugar de Samuel, como você está respondendo ao chamado de Deus?
4. Como está o seu compromisso com Aquele que o chamou e com os irmãos que o Senhor da messe lhe confiou?