Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

TRÊS DIAS DE RETIRO COM JONAS  (Jn 2,1-11)

Irmãos e irmãs queridos!

Espero que todos tenham lido o livro de Jonas na semana que passou.
Depois da fuga e desobediência de Jonas, e das conseqüências, vamos ver nesta semana a sua conversão e o seu reconhecimento diante da mão poderosa de Deus que se manifestou em sua vida.
Jonas, depois de ter sido jogado no mar, foi engolido por um grande peixe, e dentro dele permaneceu por três dias e três noites. A descrição é uma linda ficção com o propósito de cativar o leitor.  Nada neste livro podemos tomar ao pé da letra.
O mar sempre amedrontou as pessoas. O povo pensava que o mar estivesse cheio de monstros, ameaçando a todos que mergulhassem em suas águas. Então, ser jogado ao mar era o fim para Jonas. Mas o que foi que aconteceu? Segundo a narrativa, Deus providenciou um grande peixe para salvar Jonas, seu servo infiel, medroso, excludente, pois ele não admitia a salvação fora do judaísmo.
O fato de o peixe engolir Jonas é um gesto de salvação de Deus misericordioso, que lhe dá nova chance. Nesse sentido nada mal, de vez em quando, um peixe em nossa vida. Lá dentro podemos rever o nosso caminho, fazer nosso retiro espiritual, voltar para o Senhor, e decidir obedecê-lo.

1. A ORAÇÃO DE JONAS 2, 1-9
No ventre do peixe Jonas começou a rezar. A experiência foi um retiro para Jonas. Ali, refletiu sobre a sua situação, infidelidade, covardia, medo e sobre a salvação de Deus, que é para todos.
Também em nossa vida temos esses mesmos sentimentos. Vivemos numa das maiores cidades do mundo, e com muita frequência nos sentimos perdidos no meio de um emaranhado de pessoas, de poluições visuais e sonoras. Vivemos sob pressão dos compromissos e da falta de compromisso das pessoas. Em meio aos medos e inseguranças, incertezas sobre o futuro. Parece que estamos todos no “ventre de um peixe”’, (2, 1.)
Mas não é justamente nesses momentos que sentimos o braço poderoso de Deus a nos socorrer?
A eficácia da oração tem sido comprovada nas mais diversas situações e Deus tem respondido a homens e mulheres que têm clamado dos mais variados lugares na face da terra.

2. O  ARREPENDIMENTO DE JONAS  (2,9)
Jonas viu que estava fazendo tudo errado (v. 9). Arrependeu-se, percebeu que agia como um idólatra (ou ateu) e retomou o caminho da obediência (1Sm 15, 23). O resultado da conversão foi a compaixão de Deus que o trouxe de volta para a vida (vomitado em terra firme).
Deus miraculosamente manteve Jonas vivo por três dias no estômago do peixe. Jesus, usou o incidente do peixe que engoliu Jonas para ilustrar sua própria morte, sepultamento e ressurreição (Mt 12, 39-41). Aquilo que parecia o fim era apenas um intervalo entre um “antes” e um “depois”.
Quando Jesus fala do sinal de Jonas, quer dizer que ele também será condenado à morte, mas que seu Pai o livrará da perdição definitiva. O ventre do peixe é como o túmulo de Jesus, do qual ele ressurge ao terceiro dia. Ele usa a história de Jonas como uma profecia, que anuncia misteriosamente a sua ressurreição, o sinal definitivo de que ele é o Filho querido de Deus.

3. ENFIM, UMA LIÇÃO PARA A VIDA
Certa vez, um fazendeiro vendeu uma mula para seu vizinho e após algum tempo, o comprador trouxe a mula de volta reclamando que não conseguia arar com ela, pois simplesmente não o obedecia! "Ah, desculpe, esqueci totalmente de lhe dizer", disse o antigo dono, apanhando uma vara que estava caída no chão, e batendo depois na cabeça da mula! Imediatamente, a mula passou a obedecer cada ordem que recebia. Jonas estava se comportando como uma mula, pois sabia o que precisava fazer, mas não estava disposto a fazê-lo, até Deus chamar sua atenção.

PARA REFLETIR:
1. Na minha angústia invoquei o Senhor e ele me atendeu (2,3). Como isso tem se realizado em sua vida?
2. Você já se sentiu engolido ou sufocado por alguma situação?
3. Nosso Deus é o Deus das “chances”. Ele sempre acha um jeito de nos salvar, de nos chamar a atenção e ficar à espera do nosso arrependimento. Você já sentiu essa bondade de Deus?

Voltar