Que todos os anjos O adorem! (Hb 1, 1-6)

Estamos às vésperas do Natal. Mesmo em meio a todo apelo comercial, certamente as novenas de Natal devem ter nos ajudado a dar o verdadeiro sentido a esta festa. O encontro com os irmãos gerou laços novos de comunhão. Provavelmente nossos olhos se abriram aos irmãos, à fraternidade, à missão e à partilha. Caminhos necessários para bem celebrar esta data!

A introdução da carta aos Hebreus que será proclamada na missa da vigília de Natal visa esclarecer quem é Jesus na história da revelação de Deus. Certamente o autor se encontra no meio de polêmicas que provocam dúvidas ou hesitação quanto à divindade de Jesus, uma vez que este viveu como um ser humano normal. Com base na tradição de fé revelada na Sagrada Escritura, declara que Jesus é o ponto alto do processo de comunicação de Deus na história humana. Todas as maneiras por meio das quais Deus se manifestou aos antepassados foram sinais preparatórios para a manifestação definitiva que se dá na pessoa de Jesus Cristo.
Para que não haja dúvidas quanto à identidade e à missão de Jesus, as comunidades cristãs devem assumir estas verdades de fé:

Ele é o Filho de Deus;
é o herdeiro de todas as coisas;
por meio de Jesus, o mundo foi criado;
ele é a irradiação da glória de Deus;
por sua palavra, mantém o universo;
ele nos purificou dos nossos pecados;
está sentado à direita da majestade de Deus;
está muito acima dos anjos… Portanto, deve ser adorado.

A mensagem não é diferente daquela dos outros anos, mas o nosso modo de acolher esta tão extraordinária manifestação divina nos fará gratos pelo privilégio de conhecer e seguir a Jesus:

Nele e por Ele também nós recebemos a filiação divina;
com Ele somos herdeiros de todas as coisas;
por Ele fomos criados à imagem e semelhança de Deus;
com Jesus nos tornamos a irradiação da glória de Deus;
com toda a criação somos sustentados por sua palavra;
por ele fomos purificados de todos os nossos pecados;
com Ele seremos elevados junto a Deus, onde viveremos eternamente.

Se somos capazes de reconhecer tudo isso, o nosso Natal será verdadeiramente um Feliz Natal!
A cada um de vocês que esteve conosco trilhando este caminho de fé que se constrói a cada dia, desejamos que o acolhimento desta dádiva de amor venha acompanhado do compromisso de segui-lO e adorá-lO por toda vida, para que seja uma vida sempre mais santa, santa como a Noite de Natal!

Felizes os pés dos que anunciam a paz e a salvação! Em espírito de amor e de gratidão, façamos irradiar a Sua glória por meio de nosso modo de viver. Por palavras e por obras  anunciemos a paz e a fraternidade ao mundo. Quem recebeu o privilégio de conhecer a Jesus não pode acomodar-se!

Feliz e Santo Natal a você e a todos os seus!!!