Projetos para este ano (Salmo 138)

Introdução: A presença de Deus é realidade em nossa vida. Ele vê tudo, nada lhe é oculto e está por toda parte. Conhece o coração de cada um e sabe o seu destino desde antes de nascer. Mesmo sabendo disto, muitas vezes começamos o nosso novo ano traçando planos sem nos dar conta de que o Senhor deveria ser consultado, deveríamos colocar o nosso coração em atitude de escuta para que Ele nos iluminasse na elaboração dos nossos projetos.

1. Quando mudamos de casa ou quando reformamos um ambiente, precisamos acertar alguns detalhes: as paredes precisavam ser pintadas, o piso precisa ser lixado, uma janela precisa ser aberta para permitir a entrada de mais luz. A formulação de novos planos para nossa vida também exige uma certa “reforma” na nossa habitação interior. Para iniciarmos novos projetos, é preciso também uma avaliação: onde crescemos e onde ficamos estagnados neste último ano? O que precisamos manter e melhorar e o que precisamos corrigir nos nossos rumos?

Como está a nossa vida diante da nossa família, da nossa ocupação profissional, dos nossos amigos, diante da nossa comunidade? Ser cristão significa levar a sério a nossa responsabilidade de cuidar como donos da casa onde o Senhor quer morar.

2. Depois das festas e comemorações do final de ano, é hora de colocar os pés no chão, traçar metas e projetos coerentes com a nossa opção cristã de vida. Que caminhos vamos trilhar se não soubermos para onde estamos indo? Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar?” (v.7)
No momento em que entregamos nossa vida ao Senhor Jesus, Ele recebe a chave do nosso coração, que é a morada onde Ele quer entrar. Mas o problema é que Ele não pode entrar quando ali ainda há áreas escuras, cantos onde vivem moradores clandestinos.
Possivelmente nenhuma outra pessoa saiba disso. Olhando de fora, a moradia parece estar intacta. A fachada cristã está em ordem. Mas o Senhor entrou de fato?

3. É hora de desalojar os antigos moradores do nosso coração e permitir que se faça uma limpeza da nossa casa interior. Também a janela não deve faltar. Deveríamos permitir a entrada de luz do alto. Imagine o que significa nosso Senhor chegando, parando diante da porta do nosso coração e dizendo: "Quero entrar agora nos seus projetos para esse novo ano!"

4. Depois de todo o balanço do ano que passou, projetamos um momento profissional mais promissor, traçamos metas para as nossas despesas e receitas, vislumbramos a nossa casa sendo comprada ou reformada, projetamos novas amizades, alguns fazem os planos do casamento, das festas. Isso tudo é parte da nossa vida. Mas como andam os nossos planos diante de Deus, diante da obra que ele deixou em nossas mãos para ser concluída?
5. É hora de recomeçar, sim, não porque o calendário nos manda, mas porque o nosso coração clama por descobrir os caminhos que Deus quer para nós. Não é só uma questão de “sobreviver” mais um ano, mas de construir a vida plena à qual somos destinados. “Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância” (Jo 10,10). Que tipo de vida queremos para nós, quais são os valores que norteiam nossas escolhas?

1- Quais são suas maiores metas para este ano?
2- Há espaço para Deus e para a sua comunidade nos seus projetos de vida deste novo ano?
3- O que você sente que precisa mudar com relação ao ano passado?

11-01-10