Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

PLANOS (Pv 16,1-9)
O Coração humano projeta o caminho, mas é o Senhor quem dirige os passos. (Provérbios 16,9)

Na vida fazemos muitos planos, traçamos metas, buscamos estratégias para atingi-las, economizamos para comprar mais, queremos viver mais e melhor, enfim, quantos sonhos, quantas buscas nos acompanham a vida inteira. Quantas realizações, mas também quantas frustrações. Quantos planos feitos pela nossa cabeça e desfeitos pela realidade da vida. Quantos acontecimentos que mudam os nossos planos e nos fazem lembrar que “O temor do Senhor é uma escola de Sabedoria, e antes da glória está a humildade” (Prov. 15,33). É preciso ser humilde para planejar a vida sabendo que Deus está acima dos nossos planos, ou melhor, os planos de Deus para a nossa vida nem sempre coincidem com as nossas metas pessoais.

Neste final de ano quero convidá-lo a um exercício: avalie que tipo de pessoa você era no início do ano e que tipo de pessoa você é hoje. Melhorou? Piorou? Ficou igual?

Muita gente costuma traçar metas no início de cada ano. Todavia, nem todos se detêm para avaliar em que essas metas alteraram suas vidas. Mais do que conquistar aquilo que planejamos ou não, importa pensar como lidamos com o sucesso ou o fracasso pessoal. Maior do que a alegria de conseguir realizar o que planejamos é ser capaz de ponderar sobre os efeitos das conquistas e das não-conquistas. Maior do que a nossa capacidade de realização é a soberania de Deus sobre nossas vidas.

Quantas vezes chegamos ao final do ano com um sentimento de derrota por causa de alvos não atingidos, de sonhos não realizados e dos “nãos” esmagadores que colhemos. E deixamos que isso nos entristeça. Porém, quando mantemos um olhar esperançoso na vida e a depositamos nas mãos de Deus, lembrando de Sua amorosa soberania, tudo muda.

Nosso coração pode fazer planos. Aliás, deve fazer! Planejar é salutar, nos dá direção, mobiliza-nos, anima-nos, concentra nossos esforços, faz-nos refletir sobre a vida e sobre nós mesmos. Mas planos são apenas trilhas pelas quais desejamos seguir. Há Alguém maior do que nossas trilhas...

Desejo neste final de ano que você faça planos. Planos novos, planos pessoais, planos para sua carreira profissional, planos para sua família, planos para sua vida com Deus. Mas, acima de tudo, coloque seus planos debaixo da orientação de Deus e entenda o Seu querer. Nem todos os planos darão certo sob a nossa ótica. Mas quando deixamos Deus agir em nossas vidas, até mesmo os planos frustrados são bem-sucedidos, pois foram redirecionados pela bondade do nosso Pai.

Assim, que você tenha um ano de muitos planos, todos eles confirmados pela ação poderosa e perfeita de Deus.

Obrigado pela sua participação, seja virtual, presencial, ativa ou não, em nossa comunidade.

Espero que entre nos seus planos para 2012 estejam a Escuta da Palavra de Deus em comunidade e o Anúncio aos irmãos que esperam a boa notícia do evangelho.

Que entre também em seus planos o firme propósito de tornar-se uma pessoa cada vez melhor. Pode ter certeza, esses planos o Senhor vai abençoar.

A você, sua família, seu “oikòs” (pessoas do seu relacionamento), feliz ano novo!

Um grande e abençoado abraço.
Com gratidão,

Pe. Juarez Dalan

Voltar