Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

O PODER DA PALAVRA DE DEUS  ( II Tim 3,14-17)

Introdução: Quando queremos conhecer alguém, não basta lhe contarmos quem somos, as coisas de que gostamos e os nossos problemas. É preciso permitir também que a outra pessoa fale conosco. Além de falarmos com Deus em nossas orações, precisamos deixar que Ele fale conosco, através da Bíblia. Deus quer que O conheçamos (cf. Jo 17,3). Ele quer que O ouçamos, assim como nossos amigos, quando conversamos com eles. A Bíblia é composta do Velho Testamento, escrito antes de Cristo, e do Novo Testamento, que começa com a vida de Cristo. Ela contém 73 livros ou escritos (71 ou 72, segundo outras maneiras de contar), uma verdadeira coleção de livros, inspirados pelo Espírito Santo. A Sagrada Escritura foi escrita durante um período de mais de 1.500 anos, em três línguas diferentes. (grego, hebraico e aramaico). Mesmo assim, ela é um livro e não muitos, e tem um tema central do principio ao fim. Se quisermos crescer e frutificar como cristãos, precisamos ler a Bíblia com a disposição de obedecê-la. Se quisermos crescer em nosso relacionamento com Deus, precisamos ouvir e entender o que ele está nos dizendo. Aqui estão alguns passos para ajudá-lo. Este método de leitura, entre tantos outros, chama-se Lectio Divina ou leitura orante da Palavra de Deus:

1º - ORE – PEÇA A DEUS QUE O ENSINE ENQUANTO LÊ: A Bíblia é diferente dos demais livros. É a Palavra de Deus para a humanidade, e Deus tem algo a dizer a você através de sua leitura, por isso leia com esta atitude. Coloque-se na presença de Deus. Invoque o Espírito Santo dizendo: “Senhor, obrigado por ter-me dado a sua Palavra. Ajude-me a ouvir e entender o seu amor e obedecer seus mandamentos”. Acalme-se e faça silencio em seu coração.

2 º- LEIA A PASSAGEM DUAS OU TRÊS VEZES: Escolha um texto, não precisa ser muito longo, leia pausada e refletidamente. Com freqüência, a segunda leitura de uma passagem revela muito mais do que a primeira.

3º - PENSE SOBRE O SIGNIFICADO DAQUILO QUE LEU: Reflita sobre o texto lido e procure fazer perguntas ao texto como: O que posso aprender desta passagem? Há algum exemplo a seguir? Há algum pecado a evitar?
Como esta passagem se aplica a mim, ao meu trabalho, ao meu casamento, relacionamentos, ministério. É útil escrever seus pensamentos em um caderno, para não esquecê-los. Anote também qualquer coisa que não consiga entender, talvez possa pesquisar mais tarde, ou perguntar ao padre ou alguém sobre esses assuntos.

4º - ORE A RESPEITO DO TEXTO LIDO: Fale com Deus, espontaneamente, a respeito do que você leu e meditou, peça forças para viver a Palavra ou a graça de compreendê-la melhor. Também os Salmos podem ser usados como resposta. Não esqueça de louvar e agradecer a Deus pela sua Palavra.

5º - SILENCIE-SE: É a contemplação. O momento que nos calamos, calamos nossos pensamentos e desejos e permitimos que Deus nos fale no profundo do coração, sem palavras. Neste passo a Palavra se aprofunda e é depositada no cofre do nosso coração, para que a utilizemos no momento oportuno.
Também podemos escolher uma frase, a que mais tocou e decorá-la. A Palavra de cor, quer dizer, por no coração.       
Conclusão: Ler a Bíblia diariamente nos ajudará a crescer em nosso relacionamento com Deus. Comece lendo a 1ª Carta de João, pois ali encontramos os fundamentos de nossa fé. Separe alguns minutos cada dia para ler sua Bíblia e pensar sobre o que Deus lhe fala. Se você já separou dez minutos para orar, separe outros dez (pelo menos) para ler a Bíblia. Seria ótimo se isso fosse a primeira coisa do seu dia, se isso não for possível, reserve um horário fixo e procure cumpri-lo, até que se torne um hábito. Neste mês de setembro, siga o roteiro de leitura diária proposto na página 2 do informativo São Benedito.

PARA REFLETIR

1 - Você tem o hábito regular de ler a Bíblia?
2 - Você consegue perceber se a leitura da Palavra de Deus mudou a sua vida?
3 - O que você gostaria de entender melhor a respeito do escritos sagrados?

31/08/2009

Voltar