MARIA PÕE-SE A CAMINHO  (Lc 1,39-45)

Após a Anunciação, em que deu o seu "SIM" a Deus, "Maria se põe a caminho... e vai às pressas à casa de Isabel". O melhor jeito de acolher é estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades.

"Logo que entrou saudou Isabel" : "Shallon".  Shallon sintetizava o conjunto dos bens prometidos por Deus ao Povo. Maria era mensageira dessa "PAZ".

"Bem aventurada és tu porque acreditaste."   É a primeira bem-aventurança que se encontra no Evangelho. Maria é bem aventurada porque confiou na Palavra de Deus. Aceitou também as conseqüências de seu consentimento:   aparecer grávida perante José e o público, sem poder explicar o fato e provavelmente sem ser acreditada.Daí a sua alegria em casa de Isabel, ao ver-se compreendida por alguém. Nem sempre é fácil acreditar nas promessas do Senhor.  Maria nos ensina que vale a pena confiar.

Então Maria responde: "A minha alma enaltece o Senhor.” É um Salmo de Esperança e de Confiança, porque Deus se preocupa com os pobres. Maria é um sinal do amor de Deus, preocupado em trazer a libertação a todos...

MARIA NOS ENSINA TRÊS COISAS:

1. Levar JESUS no coração:
Maria levou a Isabel o que tinha de mais precioso: Jesus. Tinha-o em seu seio e o sentia crescer cada dia. Preparar-se para o Natal significa fazer nascer Jesus em nosso coração e manifestá-lo com o nosso amor, com o nosso sorriso, com a nossa alegria.

2. Levar  Alegria (Jesus) aos irmãos:
Quando Maria e Isabel se encontraram, sentiram uma grande alegria.  Quando Jesus vive em nós, também nós podemos sentir mesma alegria ao nos encontrar com os amigos.

3. A CARIDADE em primeiro lugar:
Maria "foi às pressas" a Isabel para se colocar a seu serviço. Nesses dias que nos separam do Natal, também nós podemos fazer com alegria pequenos serviços para as pessoas que convivem conosco.

1- Em nossas VISITAS, procuramos levar a Paz?

2- Nas festas de Natal, valorizamos as VISITAS recebidas ou apenas as toleramos?

3- Sabemos, como Maria, louvar e agradecer a Deus pelas maravilhas  que Ele continua fazendo em nós?

(Do livro “Imitação de Cristo” – Liv.2, cap 2-3)

Não te preocupes muito em saber quem é por ti ou contra ti; mas deseja e procura que Deus te ajude em tudo que fizeres.
Tem boa consciência e Deus será tua boa defesa.
Ele sabe o tempo e o modo de te libertar; portanto, entrega-te a ele inteiramente.
A Deus pertence aliviar-nos e tirar-nos de toda confusão.
Às vezes é muito útil, para guardar maior humildade, que os outros conheçam e repreendam nossos defeitos.
Ao homem humilde se inclina; ao humilde dá-lhe abundantes graças, e depois de seu abaixamento eleva-o a grande honra.
Ao humilde, revela seus segredos, e com doçura o atrai a si e convida.
Não julgues que fizeste algum progresso, se não te consideras inferior a todos.
O homem pacífico é mais útil do que o letrado.
O homem bom e pacífico tudo converte em bem.
Mas quem é descontente e inquieto, com diversas suspeitas se atormenta: não tem sossego nem deixa os outros sossegar.
Diz muitas vezes o que não devia; e deixa de fazer o que mais lhe conviria.
Preocupa-se com as obrigações alheias e descuida-se das próprias.
Zela, portanto, primeiro por ti mesmo, e depois poderás zelar devidamente por teu próximo.

FELIZ E SANTO NATAL PARA TODA SUA FAMÍLIA!

21-12-09