Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

FAMÍLIA - FORMADORA DE VALORES HUMANOS E CRISTÃOS
ESCUTA, Ó FAMÍLIA, O SENHOR TEU DEUS !  Lc 24,25-32


1. Um mundo barulhento e frenético.
Nas cidades, além da poluição do ar, temos ainda a chamada poluição sonora. São tantos ruídos e sons diferentes que escutamos o que não queremos. E não somos acostumados ao silêncio e à quietude. Em meio aos barulhos do quotidiano até mesmo as pessoas de nossa casa passam desapercebidas e aos poucos vamos constatando a triste realidade do dito popular: “ninguém escuta ninguém”.
Os povos bíblicos sempre tiveram muita consciência de que o ponto de partida para o bom relacionamento com Deus era saber escutá-lo.
Nesta semana dedicada à família já seria uma grande vitória se conseguíssemos despertar em nosso coração e no coração das nossas famílias o desejo de escutar a voz de Deus e a humildade para escutar o nosso irmão de lar. A família é o ambiente mais propício para se aprender a escutar a pessoa e a Palavra de Deus.
Você que foi batizado, escuta a Palavra de Deus desde a infância, vai à missa, participa da célula paroquial de evangelização... como vai o silêncio em sua vida? Aquele silêncio operante, de quem escuta Deus e o serve no irmão.

2. Fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando. (Lc 24,29)
No mais íntimo de nós reside uma necessidade da presença de Deus. Às vezes nem sabemos bem o que precisamos, mas à medida que hospedamos Jesus em nossa casa nossos olhos se abrem. Nossas famílias precisam convidar Jesus para entrar, para permanecer em nossas casas. Gastamos muito tempo e dinheiro à toa e investimos muito pouco no acolhimento e acompanhamento do outro. Jesus caminha com a humanidade dos discípulos de Emaús e deseja caminhar conosco também. Diante das encruzilhadas da vida o melhor que podemos fazer é convidar Jesus para entrar. Deixar que a sua voz prevaleça sobre todas as vozes do mundo.
Deixar que Ele nos instrua e nos corrija, mesmo que Ele nos chame de “sem inteligência”.

3. “Ao redor da mesa seus olhos se abriram e eles o reconheceram”. (v. 31)
Quantas coisas bonitas acontecem ao redor da mesa da família que se encontra e dialoga, ao redor da mesa da Eucaristia na comunidade, onde Jesus se entrega continuamente pela nossa salvação. Filhos marcados com a Palavra de Deus, com a oração. Pais evangelizados e evangelizadores. Quanto bem acontecendo, mas quanto ainda por fazer...
Se você tem a oportunidade de estar reunido com mais pessoas aproveite este momento para partilhar um pouco de sua vida, suas dificuldades e sobretudo diga para os seus irmãos: “O Senhor fez em mim e em minha família muitas maravilhas!”

4. Não se abrasava o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho? (v.32)
É uma pena que muitas famílias e muitos que se dizem cristãos ainda não sentem aquecer o coração com a Palavra de Deus. A nossa época é marcada pelo aquecimento global e pelo resfriamento dos corações. Toda tecnologia disponível no mercado e todos os avanços da ciência muitas vezes nos enganam. Achamos que tendo em mãos o último celular, o último computador, o último carro, a última moda, tudo fica resolvido.  Não somos por natureza virtuais. Somos humanos. Não deixe que o seu lar se torne uma pensão. Permita a Jesus fazer parte da sua família.

OREMOS:
Jesus misericordioso, faze arder os nossos corações com a tua presença e  transforma as nossas casas em lares da Boa Notícia.  Desperta em nós a inteligência da escuta e a missão evangelizadora, para que o mundo conheça o teu amor e todos vivamos unidos como uma grande família.
Por Cristo, Teu Filho que se dignou nascer e crescer no seio de uma família. Amém.

PARA REFLETIR:
Na sua família existe espaço para a escuta do outro? E de Deus?
Como podemos explicar a frase: "O lar é uma escola de almas?

Voltar