Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

Esperar o Senhor com alegria - (Isaias 35,1-6;10)

Introdução:Todos querem ser felizes. Se perguntarmos às pessoas qual a primeira ambição na vida, a maioria dirá: “Simplesmente quero ser feliz”. Ser feliz é assunto sério, trabalhamos para isso. Temos a idéia de que devemos ser alegres o tempo todo. Devo agir com alegria, devo conversar com alegria, devo ter cheiro de alegria. Certamente devo parecer feliz, e, se não sou feliz, devo fazer de conta. Coloque uma máscara, e lembre-se que deve estar se divertindo muito.
Parecer ser feliz o tempo todo gera estresse. Vejo uma porção de pessoas fingindo alegria em vez de vivê-la na realidade. O fato é que não recebemos uma “nota 10”, perfeita todos os dias. Nem tudo funciona de acordo com o que planejamos. Alguns dias são desastrosos. Sejamos honestos, é fácil ser feliz quando tudo dá certo. Mas e o resto da vida? Somos felizes apenas quando tudo dá certo? Nesse caso, você será infeliz a maior parte de sua vida. Como podemos permanecer positivos em um mundo negativo? Como podemos permanecer otimistas quando tudo está desmoronando? É aí que a alegria entra. O texto bíblico de hoje declara: “O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas;  cheio de flores, o deserto cantará de alegria...”(versículo 1-2). E, em Filipenses 4,4, Paulo nos lembra: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!”
A alegria é diferente, é mais profunda. A alegria é uma atitude, uma opção. Você pode escolher, apesar das circunstâncias, alegrar-se. Quando optamos pela alegria, a vida será grandemente intensificada.
Como cristãos podemos ser as pessoas mais positivas do mundo. Por quê? A Palavra de Deus nos apresenta três motivos:

1- Temos esperança: “Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se...” (versículo 4). Diz-se que uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança. Precisamos de esperança. Para o cristão, nenhuma situação é completamente desesperadora. Podemos nos alegrar porque nos alegramos na esperança. Em Romanos 12,12, Paulo nos lembra: “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres”. Paulo está falando de nossa esperança em Cristo. A esperança que temos em Cristo é o primeiro motivo pelo qual podemos nos alegrar, mesmo nas situações difíceis: “...pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar...”.(versículo 4b).

2-Alegria nas tribulações:   Em Romanos 5,3 : lemos “não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança”. A palavra grega traduzida aqui por “tribulação” significa sofrimento e se refere a qualquer coisa que nos pressione. Muitas pessoas têm a idéia errada de que, quando acabam os problemas, serão felizes. Alegria é aprender a desfrutar a vida apesar dos problemas. Não é ausência de sofrimento, mas a presença de Deus. Por isso, Paulo diz que nos regozijemos no sofrimento. Deus está sempre conosco e de tudo ele tira um bem para nós.

3-Ele está conosco: “... pois o nosso Deus está aqui.” (versículo 4). Podemos nos alegrar, não importam as circunstâncias, porque Deus está sempre com aqueles que crêem Nele, onde quer que estejamos, ou seja, o que for que estejamos enfrentando. Como cristãos fomos reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo. Tornamo-nos amigos de Deus, e essa amizade vai durar para sempre.

Reserve alguns minutos para meditar em Isaías 43,2 “Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão”.
Talvez você precise desse versículo esta semana. Ele está dizendo que se você crer, Deus está com você e nada pode fazê-lo submergir. Nada pode destruí-lo. O diabo não pode (ele não tem poder suficiente). Outras pessoas não podem, e Deus não vai fazê-lo. Nada pode fazê-lo submergir! Não importa o que você tenha de suportar na vida; você nunca passará por isso sozinho. Esse é o motivo para alegrar-se.

Conclusão: Os cristãos podem ser otimistas e positivos até mesmo em uma situação perturbadora e negativa, porque sabem que Deus tem um propósito para permitir aquela situação. Por isso, temos a esperança que Ele está conosco. Temos uma perspectiva que os não-cristãos não têm. E a nossa perspectiva sempre determina como reagimos diante dos acontecimentos que nos cercam.

PARA REFLETIR
1) Como você reage diante das adversidades da vida cotidiana?
2) Você acredita que mesmo nas dificuldades pode ser alegre?
3) Você vive a esperança cristã?

Consulte a página 2 do Informativo e veja o roteiro de meditação diária com a Palavra de Deus.    

19/10/09    
 

Voltar