Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

ESCOLHENDO PALAVRAS CERTAS - Leitura: Tito 2, 7-8

Introdução: O saudoso Papa João Paulo II disse: “Devemos evangelizar sempre, não por proselitismo, mas por atração”. O Papa quis dizer que devemos atrair as pessoas a Jesus por meio de nosso testemunho e não somente pela nossa pregação, e muito menos pela imposição dos nossos pontos de vista. Cada um deve ser cristão consciente de que está permanentemente dando testemunho de sua fé, por meio de seu comportamento, vigiando as palavras que saem de sua boca. Linguagem irrepreensível significa vocabulário escolhido: sem palavrões, gírias, expressões vulgares e maliciosas.

- “Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo…” (versículo 8a). Tanto o homem, como a mulher, de qualquer idade ou condição social, são identificados e classificados mediante um conjunto de fatores que compõem sua figura: aparência, forma de vestir, comportamento e principalmente, suas palavras. Tudo em nós é comunicação. Prestando atenção ao nosso redor, existem pessoas que se expressam bem, escolhem as palavras e até o tom de voz na hora de falar. Outras, no entanto, alteram-se, exageram nas expressões ofensivas, abusam no uso de gírias e usam palavras vulgares. Tanto o primeiro tipo, quanto o segundo, ficam marcados, e , quando se afastam, podemos ouvir os comentários que fazem a respeito deles.

- “… e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito”. (versículo 8b). Imagine agora o que falam a seu respeito. Como é o seu linguajar? Quais expressões você mais usa? Seu vocabulário glorifica a Deus? Veja o conselho que Paulo deu a Tito: um cristão que deseja atrair as pessoas para Jesus, fala de maneira educada e mansa, palavras de bênção. Evita xingamentos, gírias e palavras de duplo sentido, e, envergonha o diabo (nosso inimigo), que não encontra motivo para falar do comportamento do(a) servo(a) de Deus.

Conclusão: Ser cristão é estar constantemente testemunhando uma nova vida, um novo ser renascido em Cristo, não praticando mais os erros do passado e nem falando as antigas palavras.

Perguntas:

1 – Como é seu linguajar?
2 – Que palavras ou expressões precisam mudar imediatamente?

Voltar