O ENTUSIASMO QUE VEM DO ESPÍRITO SANTO - At 2,14-18

Irmãos e irmãs em Cristo!

Olhemos para nós agora: que bom que estamos reunidos também nós, como os primeiros cristãos! É O Senhor que nos reúne. Agora a família está completa. O Pai nos enviou o Filho e o Filho nos enviou o Espírito Santo. Cumpriu-se a promessa de Jesus: Eu vou para o Pai, mas enviarei sobre vós o Defensor. (conf. João 16,5-11)

Iniciamos o tempo da igreja, da comunhão com Deus e com os irmãos, o tempo do anúncio.
Além do significado que pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem, a palavra "entusiasmo" vem do grego e significa literalmente: "sopro divino" e ainda “o Deus que habita dentro”, literalmente quer dizer "em Deus".

O Espírito nos faz “ser-em-Deus”.
A primeira mudança que o Espírito Santo faz numa pessoa é devolver-lhe o entusiasmo e em seguida modificar o seu jeito de pensar. O Espírito nos guia para Jesus, faz-nos ver as coisas como Ele, faz-nos agir como Ele, faz-nos ser cada vez mais configurados com Jesus.

Sabemos que o corpo humano precisa movimentar-se para manter as articulações e os músculos sempre aquecidos. É verdade que também sem exercícios é possível viver. Não com a mesma qualidade e nem com a mesma perspectiva de longevidade, mas aparentemente a diferença é pouca. Aparentemente...

Assim podemos viver acreditando no Espírito Santo e acolhendo-o em nossa vida, ou podemos viver indiferentes a Ele. Certo é que Ele está à nossa disposição para nos devolver a cada dia a força do movimento da vida.  Ele nos impulsiona derrubando nossas preguiças e ajudando-nos a descobrir o quanto somos importantes para a construção do Reinado de Jesus neste mundo.

Uma pessoa cheia do Espírito de Deus tem força e equilíbrio para lutar contra os males do mundo. Um cristão cheio do Espírito Santo é um cristão corajoso, criativo e entregue a toda boa obra.

O Espírito foi enviado a todos
Quando Jesus nos enviou o Espírito Ele não limitou os seus dons a algumas pessoas. Foi para todos que o Espírito foi enviado, com dons diferentes, mas para todos. O Espírito nos dá asas para voar. Não tem sentido um cristianismo parado, de muitos fazendo pouco e esperando que poucos façam tudo.

O Espírito nos foi dado para que fôssemos anunciar a notícia da salvação a todos os povos.

Só podemos entender o entusiasmo e a determinação dos primeiros cristãos a partir do Pentecostes. Gente de coração grande, de coragem ativa. Povo de discípluos missionários, testemunhas de um mundo novo.

Cada cristão deve fazer com que o seu tipo de vida consista em ouvir e praticar a Palavra de Deus, pois esta é a forma como Deus nos dirige e instrui. À luz do Espírito entenderemos que Cristianismo não é ter uma religião, mas é ser discípulo de Jesus em toda a acepção da Palavra e que vai muito além de se ter uma atividade (trabalho) na igreja (e quantos que talvez venham à igreja somente quando tem atividade...). Acolhamos o Espírito e sejamos seguidores de Jesus.

1- O  Espírito Santo já mudou em alguma coisa o seu jeito de pensar?
2- Que força nova você gostaria de pedir que o Espírito Santo despertasse em você?
3- Você tem alguma experiência de ter se deixado guiar pelo Espírito Santo para partilhar?