Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

Em tempos de crise - (II Crônicas 15, 1-7)

Estourou uma crise nos Estados Unidos (EUA) com conseqüências drásticas para todos os países da Terra, visto que vivemos uma economia globalizada. Veio grande sofrimento, angústia, tristeza, desespero e medo para os norte-americanos. Aumentou o número de americanos desempregados, sem moradia, numa pobreza jamais vista. E o Brasil já começa a sentir os efeitos desta crise, o que esperamos passe logo e não cause um efeito psicológico de negativismo e medo nas pessoas.
 O povo de Deus, nos dias do rei Asa (870 a. C.), enfrentou uma crise generalizada, com o povo em grande sofrimento, angústia, perturbação, sem paz, guerras e outras calamidades. Mas, quando vieram tempos difíceis, eles voltaram para o SENHOR, o Deus de Israel; eles o procuraram e o encontraram.  Naqueles tempos, ninguém vivia sossegado; em todos os países havia desordem. Nações e cidades atacavam e destruíam umas às outras, pois Deus estava fazendo cair sobre elas todo tipo de sofrimento.” (versículo 4-6). Deus levantou o profeta Azarias que apontou o motivo de toda aquela crise e apresentou a solução:

1 – A crise veio porque as pessoas deixaram de buscar o verdadeiro Deus : “Durante muito tempo, os israelitas não adoraram o verdadeiro Deus, nem tiveram sacerdotes que os ensinassem, nem tiveram a Lei de Deus. (versículo 3). O profeta de Deus declarou ao rei Asa que o Senhor só estaria com ele e o seu povo, enquanto eles estivessem com o Senhor. Se O buscassem, Ele se deixaria achar, e, se O deixassem, Ele os deixaria (versículo 2b). Os EUA se gabam de serem a maior nação evangélica do mundo (protestante). Lá também vivem mais de 60 milhões de católicos (número maior que os católicos da Itália), mas apesar da presença de tantos cristãos, este país cultua os bens materiais, o conforto, o poder, e espalha pelo mundo diversos erros, basta ver os filmes de violência e terror que vêm de lá. Eles esqueceram do Deus verdadeiro, e, por isso, tem enfrentado uma crise generalizada, que contamina o mundo inteiro. Você tem buscado ao Senhor na sua vida? Você tem servido e adorado ao verdadeiro Deus? Ou também adora aos “ídolos” falsos, ilusões passageiras. Para todo aquele que busca ao Senhor, que serve o Senhor e confia Nele, não existe crise (financeira, profissional, espiritual, familiar, etc) que Ele não vença!! “Os que confiam no Senhor são como o Monte Sião, que não se abala” (Salmo 125 (124)).  

2 – A crise veio porque as pessoas não tinham sacerdotes para ensinar sobre o verdadeiro Deus: “...nem tiveram sacerdotes que os ensinassem...”(versículo 3). O profeta Azarias revela a falta de sacerdotes em Israel que ensinassem o povo a viver os princípios de Deus e guardar Seus ensinamentos. Aquele povo tinha abandonado os sacerdotes do Senhor, e assim, não oferecia sacrifícios e não recebia o perdão de Deus. Eles entraram num processo de maldição que os consumia e por isso, viviam perturbados e infelizes, numa profunda crise em todas as áreas das suas vidas. Vemos no profeta Oséias (Oséias 4, 6) Deus afirmar que o seu povo estava sendo destruído por lhes faltar conhecimento, pois os seus sacerdotes não estavam ensinando ao povo os caminhos de Deus e não estavam levando o povo ao arrependimento e à conversão a Deus. 

3 – A crise veio porque o povo estava sem a Lei do Senhor: “...nem tiveram a Lei de Deus.”(versículo 3). O profeta Azarias também declara que o povo estava vivendo sem lei, isto é, sem cumprir os princípios de Deus. Viver fora dos princípios de Deus é viver por sua própria conta e risco, e se expor às crises mais diversas; é viver fora das bênçãos de Deus (Deuteronômio 28, 1-2;15).

Conclusão: Continue buscando a Deus. Persevere no caminho e assim nenhuma crise poderá alcançá-lo(a) ou prejudicá-lo(a) e muito menos vencê-lo(a). Entregue sua vida para Jesus e viva para Ele e adeus crise, pois em Cristo somos mais que vencedores!!

PARA REFLETIR

Nesta última semana do ano litúrgico reflita: passei ou estou passando por alguma crise? Como enfrentei ou estou enfrentado?
    
NESTA TERÇA-FEIRA DIA 25 DE NOVEMBRO TEREMOS O ENCONTRO DA COMUNIDADE PARA OS DETALHES FINAIS DA NOVENA E A PROGRAMAÇÃO PARA 2009
                                                      

Aproveite e reze 01 Pai Nosso, 01 Ave Maria, 01 Glória.

Voltar