Tema: ELE RESSUSCITOU ! (Lc 24,1-12)

AS LIÇÕES  DAS FESTIVIDADES PASCAIS

Retomando os pontos do caminho:

1- Jesus começa com uma “reunião” (5ª FEIRA SANTA – EUCARISTIA E LAVA-PÉS)
Tema da reunião: A salvação e o serviço. Partilhando o pão, conversando com seus amigos, servindo os seus amigos. Jesus faz isso para que os seguidores aprendam a fazer o mesmo. O EXEMPLO VEM ANTES (é a 1ª lição) que a PALAVRA.

2- Aquele que serve é perseguido e condenado (6ª feira-santa). A pena não é apenas a reclusão, mas a  morte.

3- A cena continua na madrugada do sábado para o domingo: “Ele não está aqui, RESSUSCITOU. (Lc 24,6)

Jesus rompe com o túmulo, sai da região da morte.
Essa é a imagem perfeita do que significa ressuscitar: sair do túmulo andar na direção da vida. Os túmulos fechados com pedra são moradas da morte. Pessoas podem ser túmulos quando se fecham no orgulho e nas vaidades, injustiças e indiferenças, consumismos e ansiedades. Grupos podem tornar-se túmulos quando existem para si mesmos e não para servir. Ressurreição é movimento para fora (nascimento) e para o alto (glorificação).

O Senhor ressuscitado deseja habitar em nós e fazer de nós “abrigos de vida” e “semeadores de vida”.

Neste evangelho, mulheres buscam o Cristo no túmulo, mas ele já não está aí. Caminham "no escuro", chegam ao túmulo no "amanhecer do dia", no entanto a noite terminou, a pedra foi removida, o túmulo está aberto...

Agora só nos resta partilhar desta certeza e espalhar pelo mundo inteiro esta boa notícia. “...E voltando do túmulo, anunciaram tudo isso aos onze e a todos os outros”.

O acontecimento da ressurreição não acabou. Ela precisa continuar acontecendo no coração das pessoas e através do anúncio que deverá ser feito por você, pela sua célula e por todas as pessoas que queiram abraçar o caminho do discipulado e da missão.

Para refletir e partilhar:

1- Como você celebrou a Páscoa deste ano? Em que momentos você conseguiu participar da Páscoa em comunidade?
2-
Em que áreas da sua vida Jesus já ressuscitou? Quais são os sinais que revelam a sua luz resplandecente?
3- Em que áreas da sua vida é preciso  trabalhar mais para remover a pedra do túmulo e anunciar Jesus?