Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

A criação inteira geme e sofre as dores de parto (Rm 8,22)

A citação bíblica que ilumina e sustenta a Campanha da Fraternidade deste ano nos lembra que as coisas não vão bem. O mundo está doente e está sofrendo, e a sua recuperação depende de nós.

"Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente" (Rm 8,22). O contexto dessa afirmação de São Paulo é a descrição da condição humana, marcada pelo pecado e, entretanto, salva pela graça de Cristo que introduz na experiência humana a força restauradora do Espírito Santo. A CF deste ano traz para nossa reflexão a preocupante situação de nosso planeta, nossa casa, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais. São Paulo afirma que "a criação foi submetida à vaidade - não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu - na esperança de ela também ser liberta da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus" (Rm 8,20-21).

1. O gemido da criação aparece hoje na deterioração do meio ambiente, conseqüência de uma exploração descuidada e, muitas vezes, gananciosa dos recursos do planeta. A quaresma é tempo de enfrentar com Jesus as grandes tentações que estão na raiz de todos os males nascidos das decisões humanas. É tempo de oração e de tomada de posição diante de uma cultura em que o consumismo desenfreado sustenta a ganância de um lucro que, a longo prazo, se transformará em irreparável prejuízo para toda humanidade. Dessa forma, todos os cristãos e pessoas de boa vontade, devem começar um novo jeito de estar no mundo.

Na verdade, tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta.
2. Em cada catástrofe podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, e este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança. Sim, podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.
Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus, de modo a resgatarmos valores de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

CÂNTICO DAS CRIATURAS ATRIBUÍDO A SÃO FRANCISCO DE ASSIS!

Altíssimo, onipotente e bom Deus, teus são o louvor,a glória, a honra e toda benção.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas.
Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras, preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar ou neblina ou sereno e de todo tempo, pelo qual às Tuas criaturas dais sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água, que é muito útil, humilde, preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e alegre, vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por Teu amor e suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a paz, que por Ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar.
Louvai e bendizei ao meu Senhor, dai-lhes graças e servi-O com grande humildade. Amém.

Para refletir:
1. Tenho hábitos consumistas?
2. Respeito a natureza e as pessoas?
3. Se todos tiverem a mesma relação que eu tenho com o planeta e com as pessoas, o mundo será melhor ou pior?

Voltar