Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

SER E FAZER DISCÍPULOS (Mt 28,19-20)

Queridos irmãos e irmãs a caminho do reino definitivo, gostaria de aprofundar com vocês nesta semana o tema que refletimos nas últimas semanas desde o congresso de São José dos Campos: SER E FAZER DISCÍPULOS!

Ultimamente ouvimos falar muito sobre discipulado. Será que é uma moda passageira? Ou é algo que Deus está querendo comunicar a Seu povo? Existem muitas definições da palavra "discipulado". Muitos rejeitam o conceito bíblico do discipulado porque ouviram ou conheceram alguma obra que usou a palavra "discipulado" e, no entanto, praticava algo contrário à Palavra de Deus. Sabemos que o Mestre fez discípulos (Lc 6,12-16) e nos mandou fazer o mesmo (Mt 28,19-20). Portanto, devemos escutar a Palavra de Deus e pedir ao Espírito Santo que nos oriente para que possamos seguir Seu exemplo e Sua ordem.

Olhando para Jesus percebemos que Ele trabalhou muito para aproximar-se das pessoas e num segundo momento Ele as transformava em discípulos que se transformavam em discipuladores.

Nesse sentido creio que o que vem primeiro não é nem ser e nem fazer discípulos, mas aproximar-se de Jesus para “estar” com Ele. Aí Ele nos dirá o que precisa ser feito. Portanto, queridos irmãos e irmãs, se ainda não mudamos a administração da nossa vida para permanecer mais tempo com o Senhor esse deverá ser o primeiro passo.

1.POR QUE DISCIPULAR?
O último mandamento de Jesus dado em Mt 28,19-20 é, na realidade, um mandamento sobre o discipulado. Quase todos sabem repetir este versículo de cor; no entanto, quero dar aqui uma tradução mais literal do grego para enfatizar o seu significado para nós. Jesus disse: "Indo, portanto, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado".

Há um só mandamento: "fazei discípulos". Os verbos, indo, batizando e ensinando indicam como fazer discípulos. Cristo nos deu o alvo de fazer discípulos e, ao mesmo tempo, explicou o método que deve ser usado. Sua estratégia é nos fazer ir, batizar e ensinar.

INDO
Cristo diz que devemos ir ao encontro do discípulo; que não devemos ser pessoas passivas e ficar esperando que os discípulos venham a nós. Pelo contrário, devemos ser ativos, agradando a Deus e amando os homens de modo prático. Uma parte da estratégia de Deus para fazer discípulos é que sejamos pessoas caracterizadas pela palavra "indo".

BATIZANDO
Um dos significados básicos do batismo é simbolizar a entrada numa nova comunidade de fé - a Igreja. Cada ovelha tem que entrar no rebanho e fazer parte de um grupo.

ENSINANDO
A palavra "ensinar" empregada na Bíblia significa, em grego, "levar alguém a aceitar algo novo". Cuidar pessoalmente de um irmão, acompanhá-lo no seu crescimento.

2. COMO DISCIPULAR
1. Formar Amizade
O discipulado nasce do amor e do tempo gasto juntos. Não posso conhecer alguém sem passar tempo com ele. Em 2Tm 3.10, Paulo menciona sete coisas que Timóteo devia seguir. Somente uma dessas coisas ele podia aprender observando Paulo pregando. As outras coisas ele aprendeu através da convivência.

2. Ensinar Verdades que transformam
Há outras três coisas básicas que o discípulo deve aprender bem e praticar:
a) Viver com Deus - Andar em comunhão com Ele, viver livre do pecado e vencer as tentações.
b) Ter comunhão no corpo - amar os irmãos e saber viver em paz com outros discípulos. Ter uma participação ativa no Corpo de Cristo que é a Igreja.
c) Lidar com o Mundo - saber testemunhar, ser sal e luz em cada situação e evitar conformação com o mundo.

3. Oração Mútua
Não adianta trabalhar com alguém sem orar por ele. Quando oramos, Deus muda o conhecimento da cabeça para o coração. A Bíblia manda que oremos uns pelos outros. Este aspecto é essencial ao discipulado. Todos estão aprendendo e crescendo juntos.
Este é o discipulado verdadeiro: reproduzir o que Deus está fazendo na minha vida e treinar outro discípulo a reproduzir sua vida na vida de outros.

PARA REFLETIR

1.Você tem deixado Jesus se aproximar de você?
2. O que você tem feito ultimamente para fazer discípulos de Jesus?
3. Escolha um idéia do tema de hoje para a sua vida e diga para todos do seu grupo pedindo orações para cumprir este propósito.

Voltar