DISCIPULADO   Mt 28,18-20

É apaixonante o nosso trabalho de fazer discípulos para Jesus!
Como é lindo a gente ver os nossos “filhos” se desenvolverem, aprenderem a caminhar com Jesus... e depois vê-los fazendo discípulos...!!! É para isso que fomos chamados!
Nossa igreja deseja ter uma vida de cuidado e atenção por todas as pessoas. Queremos amar, proteger, ensinar e conduzir a Jesus..!
Nesta semana estamos iniciando o nosso ano catequético e muitos voltam para o Templo em busca da Palavra de Deus. Muitos sentem a necessidade de edificar a casa sobre a rocha.
Mas há uma multidão de irmãos e irmãs que não sentem mais o chamado de Deus para segui-lo. Com tantas vozes gritando, com o evangelho do mundo feito de barulho, glamour, materialismo e egocentrismo estão se entupindo os canais pelos quais passavam de geração em geração a mensagem de Jesus. Muitos já não advertem mais a necessidade de seguir Jesus. Por isso ao retomarmos a caminhada de evangelização meditemos sobre o poder e a oportunidade que Deus concede a cada um de nós para “ir e fazer discípulos”, para fazer-nos próximos dos que se afastaram e propor o caminho de Jesus a esta geração.

I -MISSÃO
Jesus deixou uma Missão para todos os seus discípulos! Sabe qual foi? – Fazer Discípulos! Isso não é uma questão de Dom, mas de Missão! Todos tem essa Missão dada por Jesus. E para ajudar nessa Missão, aí Jesus distribuiu os dons espirituais. Os dons são uma “conseqüência” da Missão!
Ilustração: Os pais ensinam seus filhos a primeiro fazerem as tarefas para depois “brincar”...!!!
Todo aquele que passou por uma real experiência de conversão, não tem dificuldade de entender que precisa Discipular, isto é, trabalhar para que mais e mais pessoas entrem no caminho de Jesus.

II- RAZÃO DE EXISTIR – Mc 1,16-18
Ilustração: O aparelho celular funciona como rádio, Internet, câmera, gravador, relógio, despertador, calculadora, agenda, MP3, enfeite no pescoço, lanterna... Mas ele foi feito para ser um telefone! E se ele não funcionar como telefone, o que fazer com ele? – Você não vai jogá-lo fora, mas vai tentar dar um jeito nele para que ele funcione...!!!
Quando a gente se converte, Jesus coloca dentro de nós um “dispositivo” que nos leva imediatamente a fazer discípulos. Entre os animais, quando um filhote nasce, ele procura logo um peito para mamar, sem ninguém nunca ter ensinado ou nunca ter visto...!!!
O que é que “atrofia” os novos discípulos impedindo-os de Discipular, de partilhar a sua fé? – Satanás com suas argumentações sutis: você não sabe falar...; você ainda é muito novo na fé...; você precisa ser “doutor” na Bíblia...; você não é padre, não é catequista...; você é tímido...; você é medroso...!
O que você está esperando para Fazer Discípulos...???

III- ESTRATÉGIA DIVINA – João 15,1-2, 5, 8, 14-16!
Desde o A.T. vemos os profetas fazendo discípulos... Jesus gastou todo o tempo fazendo discípulos... Ele não se desesperou porque a multidão o deixou, mas foi atrás dos seus 12 quando eles desistiram... (João 21,2-3)! Sabem por que? Porque esse foi o seu único Plano de Salvação. Jesus não tinha Plano “B”.
Deus elaborou um Plano para salvar toda a humanidade e esse Seu plano consiste em “fazer discípulos de todas as nações”. Mas e se os seus 12 tivessem parado de fazer discípulos o que teria acontecido...? – Será que Jesus tinha um “Plano B”? – Não! Digamos que os 12 tenham feito discípulos, mas a 2ª Geração não tivesse dado continuidade... E se a 3ª, 4ª, 5ª geração... E se você parar de fazer discípulos, o que vai acontecer com o Plano de Salvação elaborado por Deus???

CONCLUSÃO: Quem aqui já é Discípulo de Jesus? – Sabe como a gente prova isso? – JOÃO 15,8: “Nisto é glorificado o meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”! Como a gente conhece um discípulo de Jesus? – Pelos seus frutos!
Quem aqui ainda não é discípulo de Jesus?

Nesse sentido, será que muitas famílias do nosso tempo não deixaram de ser discípulas e fazer discípulos?
Você está de olho em alguém para conduzi-lo(a) a Jesus, para torná-lo discípulo?

Para sua oração pessoal: Senhor Deus, me criaste para ser discípulo do teu Filho e me deste a missão de fazer discípulos para Ele. Se este comando não está funcionando leva-me para o conserto, pois não quero ser cristão-decoração, mas “de coração”.

01/02/2010