Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

Deus e César Mt 22,15-21

A reflexão desta semana começa com uma pergunta capciosa que os partidários de Herodes fazem a Jesus:
 "É permitido ou não pagar o TRIBUTO a César?"
- Se dissesse SIM: apareceria como colaborador da dominação romana.
  Se dissesse NÃO: seria denunciado às autoridades romanas como subversivo.
- Jesus percebe a armadilha e denuncia a maquinação:
   Pede uma moeda e pergunta: "De quem é essa imagem?

1. "Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus":
Dar significa aqui "devolver" a cada um o que lhe pertence. Não deve dar a César o que não lhe pertence: a ADORAÇÃO, devida unicamente a Deus (não aos imperadores...).
* Jesus manda que fosse dada a César uma pequena peça de metal, que trazia impresso um perfil de homem: pouco menos que nada... Ao contrário, a Deus é preciso dar toda a alma, feita à imagem do Criador, que traz impressa a imagem do Homem-Deus e vale infinitamente mais do que todas as moedas cunhadas pelo Estado.

2. Um Perigo: Tirar o lugar de Deus.
O dinheiro, o poder, o êxito, a realização profissional, a ascensão social, o clube de futebol… podem tomar o lugar de Deus e passar a dirigir e a condicionar a vida de muitas pessoas. No entanto, essa troca quase sempre traz apenas escravidão, alienação, frustração e sentimentos de solidão e de orfandade…

3.Jesus nos lembra:
*  "Dar a César..." (a imagem de César)
O Cristão tem obrigações com a Sociedade em que vive. Nenhum país funciona se a população não der a César o que é de César... O cristão autêntico deverá ser um membro ativo do seu país. Deverá não só pagar os impostos, respeitar as leis justas e evitar os esquemas de corrupção, mas também procurar participar da vida de seu país em todos os seus aspectos e lutar por uma sociedade mais justa e mais fraterna.
*  "Dar a Deus" (o homem é "imagem" de Deus)
Por isso, seus direitos e sua dignidade devem ser respeitados por todos.  É um grande crime destruir ou menosprezar a imagem de Deus que existe em qualquer pessoa.

Dar à Comunidade cristã o que é nossa obrigação: Ninguém é dono da comunidade. A comunidade é de Deus. Portanto “devolver” a ela a parte que lhe cabe também é nossa missão.
O Dízimo é sagrado e a Bíblia reprova os que "sonegam" o tributo ao templo...
Será que ainda hoje existem estes sonegadores?

Participar na Vida e Ação evangelizadora e missionária da Igreja...
 No mês missionário desse ano a igreja nos lembra, que somos responsáveis para que haja "VIDA para todos os Povos". E o Papa manifesta o desejo de que o "Dia mundial das missões encoraje a todos a tomar consciência da urgente necessidade de anunciar o Evangelho".

PARA  REFLETIR:
Estamos, de fato, dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus?

Voltar