Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

DEPENDER DO PODER DE DEUS(Lc 12,13-21)

A Campanha da fraternidade deste ano nos recorda que não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Isso quer dizer: não devemos colocar os dois no mesmo nível, não podemos dar o mesmo poder a ambos. O nosso poder vem de Deus
.

Na linguagem usual as palavras Força e Poder tem uma conotação negativa na medida em que em geral são usadas para dominar e submeter pessoas e povos. Em geral pela força e pelo poder pessoas sofrem, são injustiçadas e exploradas. É o poder-autoridade que se torna autoritarismo.
Por mais que tenhamos coisas a nossa vida não depende do “poder” que as coisas nos dão, mas da abertura que damos ao poder de Deus para agir em nossa vida, sobre tudo nas situações em que nos sentimos impotentes.
Na vida há situações em que de repente, descobrimos estar sem nenhum  poder para agir.  Poder aqui não se refere à autoridade ou influência que podemos exercer no trabalho, mas ao poder ou energia necessário para realizar o que precisa ser feito. 

Final de expediente, cansado e ansioso para voltar para casa. Ao entrar no carro e girar a chave na ignição, nada! Em vez do ronco do motor, ou mesmo um estalo, somente silêncio: bateria  descarregada! Isso já lhe aconteceu? Ou você já viveu a experiência de, repentinamente, sua casa ou local de trabalho ficarem sem energia elétrica? Ou algo tão simples como um aparelho alimentado por bateria ― uma lanterna, celular, laptop ou barbeador elétrico ― não ligar ao acionar o botão?
Que é que você sente quando isso acontece? Fica frustrado e irritado, sobretudo se estiver com pressa ou tiver algo urgente para fazer. Sente-se impotente? Isto geralmente ocorre quando não temos pilha do tamanho certo, quando temos um trabalho importante inacabado no computador ou quando precisamos estar em outro lugar. Nunca há um momento bom para se ficar sem energia. 
A Bíblia oferece uma perspectiva única para essa questão. Deus promete aos Seus filhos que, juntamente com o próprio poder ― talento, habilidade e experiência ― Ele lhes dará o poder necessário para realizarem o trabalho que Ele lhes pede para fazer. 

. Dependendo de Deus para suprir os recursos que precisamos. Muitos de nós fomos treinados desde a infância para ser auto-suficientes e confiantes.  Porém, as exigências para um seguidor de Cristo inclui a dependência. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5). Queremos tanto ser “autônomos” e a palavra diz: “Tolo, ainda nesta noite tua vida te será tirada”.

. Deus nos capacita (nos dá poder) para realizar o que precisa ser feito. Em tempos de grande estresse e pressão podemos encontrar conforto na realidade de que Deus proporcionará o poder ― a força ― para realizar o que está à nossa espera. “Tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).   
Também Jesus reconhece que recebeu Poder de Deus – “todo poder (autoridade) me foi dado no céu e na terra” (Mt 28,18).

. Confiando não apenas em nossas forças, mas no poder de Deus. Os seguidores de Cristo reconhecem suas próprias fraquezas e inadequações, compreendendo a necessidade de pedir a Deus que lhes dê o poder necessário para realizar Sua vontade. “Mas, pelo poder de Deus, viveremos com Ele para servir vocês” (II Coríntios 13.4). 
Quando juntamos demais tesouros para nós mesmos revelamos nossa falta de confiança no Senhor.

Para Refletir
.  Quando foi a última vez que você teve que lidar com falta de energia – uma bateria descarregada, falta de eletricidade ou algo semelhante? Como reagiu à situação?
.  Já lhe aconteceu de se ver diante de um trabalho intimidador que lhe fez pensar: “Eu não posso fazer isso!”, ou “Não está no meu poder realizar essa tarefa!” ?
  . Qual o seu entendimento das afirmações bíblicas sobre nossa insuficiência e necessidade de dependência total de Deus?  

O PODER E A RIQUEZA, OS DONS E A SABEDORIA ADQUIREM SENTIDO NA MEDIDA EM QUE ESTÃO A SERVIÇO DO BEM COMUM.

01/03/2010

Voltar