Irmãos e irmãs em Cristo

Continuemos caminhando ao lado de Caleb, homem determinado e seguro na fé. Nesta semana vamos reler o texto de Josué 14,6-14 e descobrir mais quatro virtudes deste homem que fez a diferença.

...4.   Força.
Define-se Força, como robustez, poder, energia, saúde física. A força e a vontade de vencer é que definem as conquistas. Os alvos para serem alcançados demandam de força, de energia, de vontade, sobretudo mental.

Caleb, com seus oitenta e cinco anos, poderia ter se aposentado, e se deixado consumir pela velhice, pelo marasmo e inércia. Mas ele se disciplinou a não deixar de lutar e trabalhar até que a vitória completa fosse obtida.

Nunca pare de lutar, continue nessa força, porque você alcançará a vitória. Quem lhe dará essa força é o Senhor, que é o “El Guibor”, o ‘Deus das forças’, Ele lhe fortalecerá para vencer. “E aos violadores da Aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.” (Daniel 11,32)

5. Fidelidade.
Define-se fidelidade como lealdade, constância. É uma característica de quem é fiel. A fidelidade  começa no aprendizado, no ouvir as instruções, na validação do relato e no comprometimento das realizações. A busca constante e firme para realizar esse aprendizado, mostrará o grau de nosso comprometimento e nossa fidelidade na execução.

Caleb ouviu a promessa que Deus daria uma terra abençoada e que ela seria conquistada através de batalha. Ele foi fiel e constante para prosseguir na busca da vitória.

6. Ousadia.
O homem ousado deseja muito mais, crê que será possível, acredita na sua força, acredita que terá a vitória. O medroso diz: não vou conseguir, é muito difícil. O ousado diz: eu posso, eu vou vencer, eu vou conseguir. Deus está comigo.
 Caleb era um desses homens, forjado para vitória, para ele não existia um não, os obstáculos não eram motivos para o desvanecimento ou covardia, pelo contrário, ele sabia que poderia vencê-los, avançar e conquistar.

Os grandes projetos e edificações sempre foram precedidos de homens valentes e ousados, que com sua galhardia venceram gigantes.

7. Perseverança.
Entre a busca de um alvo e de um sonho até a sua realização está a perseverança. Muitos desistem por não acreditar ou não vencerem os obstáculos que se interpõe no caminho. Só se consegue bons resultados quando se acredita e persevera na busca desses objetivos. “Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.” (Josué 14,8). “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” (Hb 10,36).

As vitórias de Caleb diante de gigantes, as conquistas de terras preciosas, sua força destemida, seu vigor, determinação, ousadia, fé,  confiança são, sem dúvidas, atribuídas Àquele a quem ele ousou entregar sua vida para ser protegida e moldada: O amado Deus.

Nossas células poderiam abraçar com ousadia uma grande meta neste ano: cada um vai lutar por mais um, cada um vai fazer a diferença. Se hoje somos 400, em dezembro seremos 800! Vamos juntos combater o bom combate, orando, estudando e evangelizando com toda dedicação, com a perseverança dos valentes de Deus. Caleb nos inspire a caminhar.

1. Você tem passado por momentos em que julga já ter feito o bastante, já ter cumprido a sua parte e que é hora de deixar a missão para os outros? O que o texto sugere para quem está pensando assim?

2. Em que nível anda a sua ousadia e perseverança em alcançar a vontade de Deus para a sua vida? Como melhorar sua determinação?

3. O que será que Deus espera da nossa célula? Temos respondido a isto com fidelidade?