Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

Irmãos e irmãs em Cristo!

Nestas duas semanas, a que precede e a que abre o tempo da Quaresma, vamos mergulhar na história de um personagem bíblico, que juntamente com Josué, fez toda a diferença no seu tempo. O seu exemplo pode nos ajudar nesse começo de ano a retomar com todo poder do Espírito o nosso sonho de aproximar as pessoas umas das outras e conduzir a Jesus o povo desta grande cidade.

A CONSCIÊNCIA DE UMA MISSÃO - (JOSUÉ 14,6-14)
A Caleb foi confiada uma missão juntamente com Josué, e ele a cumpriu com firmeza, mostrando que um bom caráter se conhece nos afazeres do dia a dia, e nas provações que muitas vezes passamos.

Podemos observar na obra de Caleb sete virtudes de um vencedor, três das quais vamos aprofundar nesta semana.

1. Escolher bem as amizades.
Já diz o ditado: ”dize com quem andas e te direi quem tu és”. Caleb tinha um amigo, não qualquer amigo, tinha um vencedor ao seu lado,  era Josué  que com sua fé, obstinação e liderança, foi designado juntamente com Caleb  a espiar a terra de Canaã por ordem de Moisés.

É importante observar que eram doze os espias, mas somente dois voltaram com um relatório positivo de que a terra era boa  e poderia ser conquistada: Josué e Caleb.

Os outros 10 espias viram gigantes em seus caminhos, obstáculos que os impediriam de conquistar a terra. Com esse relatório negativo, trouxeram medo, pavor e murmuração a todo Israel, dificultando assim uma melhor percepção do que Deus já tinha prometido para eles.

Quando não estamos bem acompanhados temos dificuldades de vencermos os obstáculos que se apresentam em forma de idéias, conceitos e visão distorcida da realidade.

2. Confiança e fé inabalável.
A confiança e a fé que Caleb tinha em Deus, o faziam um vencedor, seus olhos não estavam postados nas dificuldades aparentes, e nem no tamanho de seus inimigos, ou nos obstáculos apresentados.

A fé de Caleb estava posta nas promessas que haviam sido feitas por Moisés, profeta de Deus, as quais repassou a toda a nação de Israel. Deus havia prometido a terra de Canaã, a terra que onde escorria leite e mel. Essa promessa de vitória entrou no coração de Caleb como uma força poderosa e real.

A fé é crer nas promessas como algo concreto, substancial, forte, e veraz. Quando se crê, não se duvida, titubeia. Na fé não existe “mas”. O que Deus prometeu, Ele cumprirá. Ponto final. Essa firmeza de fé e esperança estava fundamentada no coração de Caleb. “Não abandoneis, pois, a vossa confiança, que merece grande recompensa” (Hb 10,35).

3. Determinação.
Define-se determinação como ser resoluto, firme, centrado nos alvos e objetivos. Um coração determinado será fundamental para vencer os ventos contrários, que quiserem nos fazer desistir, parar ou retroceder nos sonhos e projetos que temos para nossas vidas. Nenhum projeto ou construção é realizado sem demandar obstáculos, ou impedimentos. Muitos sonhos não são realizados, porque houve desistência quando faltava tão pouco para serem alcançados. A determinação é que fará a diferença. Quando olharmos para trás, poderemos então dizer: “de fato, foi difícil, paguei um alto preço, mas valeu à pena”.

Caleb tinha uma convicção no coração, Deus tinha dado uma cidade que precisava ser conquistada, não sem luta, não sem batalha, não sem pagar um alto preço. A certeza que ele tinha no Seu Deus o fazia determinado, obstinado,  firme, centrado no alvo, e foi assim que ele fez.  
 
Havia se passado 45 anos depois que entraram em Canaã, e Caleb continuava a lutar e a querer mais. A terra ainda tinha gigantes, e eles tinham que ser derrotados. Ele estava determinado a ser um soldado fiel às promessas que tinha recebido. E nós?

PARA REFLETIR:

1. Você se deixa abater facilmente pelo desânimo dos outros, ou é capaz de trazer ânimo ao seu grupo de relacionamentos, mesmo nas dificuldades?
2. Como você sente a presença de Deus diante dos obstáculos e dos inimigos que lhe dificultam a missão? Nas dificuldades, com que amigos você se associa?
3. Com relação à evangelização, você tem alguma grande convicção para a sua vida? Com que determinação a persegue?

Voltar