Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

“COM MARIA E OS APÓSTOLOS ACOLHAMOS O ESPÍRITO SANTO”.  (At 1, 3-14)

Irmãos e irmãs na fé!

Estamos no mês de maio, das mães, de Murialdo, de Maria, e caminhamos ao encontro do Espírito Santo. Nesta semana que precede o dia das mães, olhemos para a Mãe de Jesus reunida com a primeira igreja dos discípulos. Ela também acolhe o Espírito Santo.

Vamos iniciar a nossa breve reflexão pedindo que o Espírito do Senhor venha sobre nós:

Ó Jesus, que antes de subirdes aos céus, prometestes aos Vossos Apóstolos e discípulos o Espírito Santo para os consolar e fortalecer, dignai-Vos fazer descer também sobre nós este Espírito consolador.
Vinde Espírito de sabedoria, e fazei-nos conhecer a verdadeira felicidade dando-nos os meios para consegui-la.
Vinde, Espírito de inteligência, que, por Vossa divina luz, nos fazeis penetrar as verdades e os mistérios de nossa santa Religião.
Vinde, Espírito de conselho, e ajudai-nos a discernir em todas as ocasiões o que devemos fazer para cumprir com a Vossa divina vontade.
Vinde, Espírito de fortaleza, e prendei-nos a Deus e aos nossos deveres de maneira que nada jamais nos possa abalar.
Vinde, Espírito de ciência que, único, nos podeis dar o perfeito conhecimento de Deus e de nós mesmos. Pedimo-vos esta ciência divina e única necessária com todo o ardor de nossa alma.
Vinde, Espírito de piedade, para que saibamos executar com alegria e prontidão o que Deus nos manda e para que, pela unção de Vosso divino amor, achemos verdadeiramente leve e suave o jugo do Senhor.
Vinde, Espírito de temor de Deus, e fazei-nos evitar com o maior cuidado tudo o que possa desagradar ao nosso Pai celestial. Glória a Vós, Pai Eterno, que com o Vosso Filho único e o Espírito consolador, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

1. A PROMESSA DO PAI

Voltemos ao Cenáculo onde Maria, os apóstolos e as demais mulheres, em oração e em obediência a Jesus, aguardavam a força do alto, prometida pelo Pai. Sabemos que a Promessa do Pai é o Espírito Santo e que a Igreja se manifesta ao mundo com o cumprimento desta Promessa, ou seja, a vinda do Espírito Santo. Jesus anunciara a Vida Nova a seus discípulos e apóstolos. Passaram-se as coisas velhas (medo, tristeza, insegurança, divisões, competições): eis que tudo se fez novo, tinha início ali uma nova cultura, a Cultura de Pentecostes!

Essa cultura precisa ser semeada e difundida no mundo para que seja fecundada a “Civilização do Amor”.  Nossa Igreja hoje é chamada a se colocar em estado permanente de Missão. Não podemos jamais esquecer que o Espírito Santo é o protagonista de toda evangelização e que sem a sua presença e auxílio nada podemos fazer que gere frutos permanentes. Maria nos ensinou muito bem com a sua submissão à vontade de Deus e à ação do Espírito em sua vida.

O mundo novo que desejamos precisa ser formado por homens e mulheres novos, ser sonhado e desejado antes em nossos corações e gestado no Espírito Santo.

2. ACOLHER O ESPÍRITO É DEIXAR-SE GUIAR POR ELE

Ainda que sejamos cristãos há muitos anos, nunca poderemos experimentar o sucesso para as várias áreas da nossa vida se não formos guiados pelo Espírito. Quando descobrirmos como Ele se manifesta em si e rendermo-nos à sua presença, teremos o sucesso para a nossa vida.

Nós precisamos permitir que o Espírito Santo entre em nossa vida. Muitas vezes nós fechamos as portas ao Espírito e depois nos perguntamos: Porque as coisas não andam? Porque a igreja não cresce? Porque a minha célula está parada? Por que tantas dificuldades na minha família? Um dos segredos é sermos guiados pelo Espírito Santo! Vida de oração e importar-se com os outros.

Cada cristão deve fazer com que o seu tipo de vida consista em ouvir e praticar a Palavra de Deus, pois esta é a forma como Deus nos dirige e instrui. Cristianismo não é ter uma religião, mas é ser discípulo de Jesus em toda a acepção da Palavra. Cristianismo não é ter uma atividade (trabalho) na igreja (e quantos que talvez venham à igreja somente quando tem atividade). Acolhamos o Espírito e sejamos seguidores de Jesus.

PARA REFLETIR:

1- Você tem deixado o Espírito Santo conduzi-lo a uma nova vida ou tem posto resistência a Ele? Como é a sua oração pedindo a presença Dele na sua vida?
2- Qual o significado do Pentecostes para a Igreja?
3- Como o Espírito Santo age hoje na sua célula?

Voltar