Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

CAMINHO DE VIDA NOVA (Jo 13,12-20)

Queridos irmãos e irmãs,

Iniciamos a Semana Santa, o grande pórtico para Páscoa! Percorreremos este caminho contemplando a dor do Cristo, mas na antevisão da alegre esperança que nos é reservada com a Sua ressurreição.

Somos herdeiros de uma história milenar que continua viva em nossos dias. Isto exige de nós uma grande responsabilidade! Deus nos abençoa continuamente e espera que também nós sejamos uma bênção enquanto passamos por este mundo. Façamos uma breve reflexão sobre os principais acontecimentos litúrgicos destes dias:

Ao termos celebrado o Domingo de Ramos, recordamos o sinal de um povo que aclama o seu Rei e O reconhece como Senhor que salva e liberta. Deve ser o sinal do nosso compromisso de quem deseja viver intensamente essa Semana Santa. Não basta apenas aclamar o Cristo em momentos de entusiasmo e depois crucificá-lo na rotina de todos os dias...

A Ceia do Senhor nos faz valorizar a presença permanente de Cristo em nosso meio e é o alimento constante em nossa caminhada. Nela grandes lições nos são ensinadas, não pelas palavras, mas pelo exemplo de Jesus.

O episódio do lava-pés não pode ser uma encenação meramente teatral que se repete a cada ano, quando o padre lava os pés de alguns “escolhidos”, e depois fica nisto. É preciso que o gesto pedagógico que Jesus realizou seja interiorizado, para haver mudança e compromisso de conversão. Não é o discurso de um homem amedrontado, mas a ação de um Senhor, consciente de sua missão que, em pleno vigor moral, vai ao encontro da vontade do Pai.

Jesus vem mais uma vez confirmar a sua PRESENÇA em nosso meio. Apesar das nossas AUSÊNCIAS (de amor, de atenção, de escuta, de valorização do outro, de gratidão e tantas outras), ELE vem propor COMUNHÃO conosco e entre nós.
O Getsêmani nos anima a fazer a vontade do Pai,  mesmo pelos caminhos do sofrimento e da cruz. Que da fé brote a certeza de que as nossas cruzes de cada dia são associadas à cruz de Jesus que caminha conosco e que nos salva todos os dias. O Túmulo silencioso é o nosso "deserto" para escutar mais forte a voz de Deus e um estímulo para remover todas as pedras que mantém o Cristo ainda trancado dentro do túmulo do nosso coração. Que o desejo de rever a luz afaste toda treva do pecado, através do abraço da reconciliação com o qual o Pai quer nos acolher de volta na Sua graça.

A Vigília Pascal reanima nossa Esperança nas promessas do Senhor, enquanto aguardamos a sua vinda. Este tempo de voltar para o Senhor seja para nós um novo recomeço: colocar Deus no centro de nossas decisões, deixar que Ele esteja em primeiro lugar em nossa vida, não autorizar que os pecados dos outros nos sirvam de desculpa para relaxar na fé e nos  compromissos comunitários e familiares.

Tudo isso será possível se vivermos esta semana em espírito de "RETIRO ESPIRITUAL" com Jesus. Cristianismo é adesão a Jesus, com todas as suas consequências. Neste caminho encontraremos a cruz, mas é dela que vai nascer a nova pessoa em cada um de nós.

Não perca essa oportunidade. Participe intensamente de todos os momentos de fé que a igreja oferece neste tempo. Assim, essa Semana será realmente santa e a Páscoa acontecerá em nossa vida. Cristo realmente venceu as trevas do pecado e da morte.

Feliz Páscoa!  Aleluia!

PARA REFLETIR:
1. Somos uma Igreja que se coloca a serviço na defesa dos que mais sofrem ou apenas uma Igreja estática e ritualista?

2. Até onde o lava-pés tem relação com o seu modo de ser cristão?

3- De que forma a quaresma nos serviu de passagem para uma vida nova?

voltar