Estudo Semanal
Home - Evangelização em Células - Estudo Semanal

A PROPOSTA DE DEUS À ESPERA DO CONSENTIMENTO HUMANO (Lc 1,26-38)

Irmãos e irmãs em Cristo !
Entramos na última semana de preparação para o Natal.
O tempo da espera esta terminando. Logo mais viveremos o tempo da chegada e em seguida o tempo da caminhada, do crescimento de Cristo em nós.

A grandeza de Deus se manifesta neste tempo em que Ele vem se fazer nosso próximo. Israel esperava o Messias: um grande rei, forte, rico e poderoso... Por isso olhava para Belém, a cidade natal de Davi. Mas o olhar de Deus não se voltou para as cidades famosas da Judéia, mas para um povoado pobre e insignificante da Galiléia (Nazaré)... com um DIÁLOGO entre Maria e o Anjo:

1. A PROPOSTA DE DEUS
O anjo Gabriel, mensageiro de Deus vem propor à Maria uma missão grande, mas não impossível.

A missão do anjo é despertar em Maria o sentimento de alegria que nasce da presença de Deus em sua vida: "Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo."
O Senhor está conosco? O que podemos fazer, para que ele esteja conosco?
Todos os dias nós podemos ser alegres se renovarmos em nós essa convicção de que o Senhor está conosco.

O anjo do Senhor trabalha com o Espírito criador: "O Espírito Santo descerá sobre ti... e conceberás e darás à luz um Filho...", o mesmo Espírito que permitiu a origem de tudo.

2. A RESPOSTA DE MARIA:  "Eis aqui a "Serva" do Senhor,  'FAÇA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra”. O "Faça-se" de Deus criou do nada todas as coisas... O "Faça-se" de Maria tornou possível a Redenção... O "Faça-se" de Maria foi a sua resposta livre e corajosa ao convite de Deus, que esperava a colaboração dela para realizar o projeto de amor e salvação.
Maria torna-se o templo da Nova Aliança, muito mais precioso que o templo desejado por Davi: um templo vivo que encerra não a Arca sagrada, mas o Filho de Deus.

A História de Maria tem a nos ensinar que Deus ama os homens e tem um projeto de vida plena para lhes oferecer, através de Jesus Cristo.
Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo:
Através de um Sim incondicional aos projetos de Deus.
Ele espera também o nosso Sim para continuar vindo ao mundo e oferecer aos irmãos a Salvação e a Vida de Deus. Deus não age à revelia e também não impõe o seu projeto sobre nós.

3. A NOSSA RESPOSTA
Maria respondeu com um "sim" total, incondicional...
A exemplo dela, também devemos dar o nosso "Sim" generoso, numa atitude de entrega total a Deus através de uma vida de diálogo, de comunhão, de intimidade com Deus, de solidariedade com os irmãos, de conversão verdadeira, de mudança de vida.
Maria de Nazaré foi uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus e aprendeu a confiar totalmente n’Ele.
O caminho é o mesmo ainda hoje... para todos nós...
No meio da agitação de todos os dias encontramos tempo e disponibilidade para ouvir Deus, para viver em comunhão com Ele, para tentar perceber os seus sinais?
MARIA, com o seu SIM, torna-se a MORADA de Jesus, preparada pelo próprio Deus.

O tempo da salvação está chegando, o anjo não se retira enquanto não escutar a nossa resposta, o nosso consentimento, o nosso “FAÇA-SE”.

DEUS ABENÇOE O SEU CAMINHO E A SUA PREPARAÇÃO PARA A CHEGADA DO SALVADOR.

Voltar