Alguém que nos aponte Jesus – (Jo 1,29-34)

Deus tem um Plano de vida plena para os homens e, ao longo da História, escolhe e envia pessoas para a realização desse Plano.
Após o Batismo, em que o céu confirmou a missão de Jesus, João Batista aponta que o CORDEIRO DE DEUS já está presente no meio do Povo.
JOÃO BATISTA aponta Jesus aos discípulos, como o "Cordeiro de Deus". Este Evangelho retoma o episódio do Batismo, no qual aparecem duas afirmações sobre QUEM É JESUS:

1. Jesus é "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".
O "Cordeiro":Essa expressão lembra duas imagens:
- O misterioso personagem de que nos fala Isaías (servo sofredor), que irá ao matadouro como um cordeiro silencioso. Ele assume os pecados do seu povo e realiza a expiação.
- O Cordeiro Pascal imolado no Egito: o seu sangue, com que ungiram os portais das casas, foi sinal de libertação, de proteção divina e de certeza de salvação.

O "Pecado" (no singular), para João, é a atitude de rejeição a Jesus: Hoje se fala muito de libertação da guerra, da opressão, da fome, do analfabetismo, da doença, da poluição, do desemprego...  Não se fala da libertação do pecado, que é a fonte dos demais pecados.

O "Mundo" designa a humanidade que resiste à Salvação.

2. Jesus é o "Filho de Deus", que possui a plenitude do Espírito Santo e que batiza no Espírito.
O caminho espiritual, percorrido por João Batista, para chegar à descoberta de Jesus como Cordeiro de Deus, é o mesmo que todos os cristãos devem percorrer. Ele começa dizendo por duas vezes que "não conhecia Jesus".
Este é o ponto de partida do caminho espiritual de todos nós: no começo, não conhecemos o Mestre.   Em seguida, algum amigo nos fala dele.   Reconhecemos que é uma pessoa extraordinária. Mais adiante, Deus ilumina o Batista com alguns sinais especiais. Ele abre os olhos por completo e reconhece em Jesus o Filho de Deus:
"Eu vi e dei o testemunho de que este é o Filho de Deus".
Quando descobrimos Jesus como Luz e Salvador do mundo, sentimos a necessidade de comunicar aos outros a nossa alegria. O Batista fala daquilo que viu, os cristãos também deveriam falar somente daquilo que viram e experimentaram.

Deus continua precisando de outros Batistas:
Há muito tempo, os homens estão à procura de Cristo.
E se ainda não o encontraram, talvez seja porque está faltando para eles um João Batista que lhes indique.
E o Batista do tempo de hoje devo ser eu, devemos ser todos nós.
Todos nós devemos ser testemunhas do evangelho, preparar o encontro dos homens com Cristo.
Em todos nós se esconde um precursor, um João Batista. É preciso acordá-lo.
Todos nós devemos indicar ao irmão o Cristo que se aproxima. Indicar o Cristo, e depois desaparecer discretamente.
Como João Batista: não sou eu o protagonista desta história. Ele virá depois de mim. Eu sou apenas uma voz, sou apenas o dedo dele... Depois é preciso que eu desapareça, para que Ele possa aparecer.
Preparar o encontro do homem com Cristo e depois morrer... Então, a nossa passagem neste mundo não terá sido em vão.

Esta é a missão de todo cristão: preparar o caminho do Senhor e o encontro do homem com Deus, levantar o dedo e proclamar bem alto: "Eis aquele que o teu coração está procurando,  eis aquele que veio para te amar e te salvar!"

Para refletir:

1- Você se recorda quem foi a pessoa que te fez reconhecer Jesus como o Filho de Deus?
    2- Depois de reconhecer Jesus, você sentiu, como João Batista, a necessidade de fazê-lo conhecido por outras pessoas?