Estudo Semanal
Home - Vida Cristã - Consciência Cristã

ANO NOVO, VIDA NOVA (Ap 21,1-8 )

Caros irmãos e irmãs, estamos iniciando um novo ano em nossas vidas e isso renova as nossas esperanças, os nossos sonhos, alvos e objetivos. Deus, ao nos presentear com um novo ano, nos presenteia também com novas oportunidades de conquistas, sonhos e realizações.

Deus tem seus planos e objetivos para esse novo ano. Ele não faz nada à toa, sem um propósito definido e nem deseja que nós vivamos sem planos e metas definidas para as nossas vidas. Quais são os seus sonhos para este novo ano?

1 – DEUS QUER HABITAR CONOSCO (V.3)
Desde a criação do homem, Deus demonstrou ardente desejo de manter comunhão conosco, de estar ao nosso lado, de ser nosso amigo. No jardim do Éden, Deus, ao cair da tarde, visitava o homem e conversava com ele. Depois do homem pecar e se distanciar de Deus, houve todo um plano elaborado com todo o carinho, paciência e amor para a restauração dessa comunhão com Deus (Gn 3,15). E por fim, Deus se fez homem, habitou entre nós por meio do Seu Filho Jesus (João 1,14).

Por meio de Jesus, o homem se fez “templo do Espírito Santo de Deus” (I Cor 6,19). Vemos que na consumação dos séculos, Deus mesmo habitará eternamente conosco. Mas para isso, precisamos convidar Jesus para entrar em nossa vida, em nosso coração. Então, desde já, é preciso que nos nossos planos e sonhos para este novo ano deixemos espaço privilegiado para a presença de Jesus e nos preparemos para aquilo que Ele deseja de nós.

2- DEUS QUER ACABAR COM O SOFRIMENTO (V.4)
A dor, morte, sofrimentos, tristezas, decepções, enganos, doenças, tribulações e toda a espécie de sofrimento é resultado do pecado do homem. Deus não planejou isso para nós e hoje, em Jesus, temos a solução para todos os nossos problemas, sofrimentos, enfermidades e até mesmo para a morte, pois com Jesus o homem não morre eternamente.

Se desejamos um ano novo com alegria, paz, felicidade, prosperidade e tudo o mais de bom, agradável e perfeito, precisamos entregar as nossas vidas a Jesus, precisamos entregar a Ele todo o nosso “fardo, problemas, dificuldades e sofrimentos”, pois “Ele cuida de nós” (Mt 11,28-30 / I Pedro 5,7).

3- DEUS QUER NOS FAZER FELIZES (V. 7)
Temos visto, ano após ano, as pessoas se debaterem em meio aos seus problemas e lutas, tentando vencer na vida, tentando conquistar os seus sonhos e serem felizes, mas muitas não conseguem, ainda que lutem com toda a bravura e dedicação. São tantos os sonhos: emprego, casa própria, carro novo, curso de nível superior, casamento, cura, restauração familiar, projetos guardados nos corações etc. E por não conseguirem, desanimam, perdem a esperança e até desistem. Isso acontece quando estão lutando sozinhas, pois aqueles que “entregam o seu caminho ao Senhor e confiam n'Ele, tudo Ele fará” (Salmo 37,5).
Estamos sempre nas mãos de Deus, mas é preciso que Lhe demos uma mãozinha, pois só a vontade de Deus não é suficiente para realizar a Obra.

Conclusão: Quando a vontade de Deus encontrar em nós uma resposta de adesão e de obediência podemos estar certos de que o milagre estará acontecendo. Teremos problemas, enfrentaremos inimigos de Deus, teremos tentações de desistir. Somente a fé nos fará diferentes e valentes diante de todos esses desafios.
Tudo só depende de uma decisão nossa para Deus executar os Seus planos e a Sua vontade em nossas vidas. Coloque-o nos seus projetos, relacione-se com Ele através do seu relacionamento com os irmãos e tenha um novo ano repleto de conquistas.

PARA REFLETIR:
1- Jesus e a construção do Seu Reino estão nos seus planos para este novo ano?
2- O que você está programando fazer e que tempo você está reservando para que Ele possa atuar e crescer na sua vida?