A CAMINHO DA CRUZ (Mc 11,1-10)

(Reflitamos sobre o que este evangelho nos diz ao iniciarmos a Semana Santa)

Iniciamos a grande Semana Santa, caminho fecundo para a Páscoa! Fazemos este caminho com reverência, mas também com grande responsabilidade. Somos herdeiros de uma história milenar que continua viva em nossos dias. Deus nos abençoa continuamente e espera que também nós sejamos uma bênção enquanto passamos por este mundo.

Os RAMOS que carregamos neste domingo, com alegria e entusiasmo, e que levamos com devoção para nossas casas, são o sinal de um povo que aclama o seu Rei e O reconhece como Senhor que salva e liberta. Devem ser o Sinal do compromisso de quem deseja viver intensamente essa Semana Santa. Não basta apenas aclamar o Cristo em momentos de entusiasmo e depois crucificá-lo na rotina de todos os dias.

Há nesta semana ensinamentos profundos a respeito do amor incondicional, da fidelidade, da entrega, da obediência, da dor da solidão... e se abrirmos o coração, haverá muito a aprender a respeito do nosso relacionamento como irmãos uns dos outros.

Na quinta-feira santa, o Lava-pés nos motiva a limpar o coração com a água purificadora  da Penitência e nos põe a serviço dos irmãos.

A Ceia do Senhor nos faz valorizar a presença permanente de Cristo em nosso meio como alimento constante em nossa caminhada.

Na sexta-feira, o Getsêmani nos anima a fazer a vontade do Pai,  mesmo pelos caminhos do sofrimento e da cruz.

O Túmulo silencioso é o nosso "deserto" para escutar mais forte a voz de Deus e um estímulo para remover todas as pedras que mantém ainda trancado o Cristo dentro do túmulo do nosso coração.

O silêncio reverente no sábado deveria servir-nos para entrar em comunhão com o Mistério. É o dia do ocultamento de Deus, do silêncio de Deus Pai, da grande solidão de Jesus, do Filho perdido na obscuridade, na “terra de ninguém”. Jesus no túmulo simboliza o silêncio, a volta ao mais íntimo de si mesmo, abraçando a solidão sem se sentir solitário.

A Vigília Pascal reanima nossa Esperança nas promessas do Senhor, enquanto aguardamos a sua vinda. A presença do fogo novo, que veio limpar o mundo do pecado, da desesperança, do ódio, pregando e instaurando o Reino de Deus, missão à qual somos chamados pelo batismo.  Cristo realmente venceu as trevas do pecado e da morte. Aleluia!

ESTE TEMPO DE VOLTAR PARA O SENHOR PODE TORNAR-SE UM NOVO RECOMEÇO. Colocar Deus no centro de suas decisões, deixar que Ele esteja em primeiro lugar em sua vida, não autorizar que os pecados dos outros sirvam de desculpa para relaxar na fé e nos  compromissos comunitários e familiares. Tudo isso será possível se vivermos esta semana em espírito de "RETIRO ESPIRITUAL" com Jesus. Cristianismo é adesão a Jesus, com todas as suas consequências. Neste caminho encontraremos a cruz, mas é dela que vai nascer a nova pessoa em você, em mim e em todos nós.

Não perca essa oportunidade. Participe intensamente de todos os momentos de fé que a igreja oferece neste tempo. Assim essa Semana será realmente santa e a Páscoa acontecerá em cada um de nós. Que a Páscoa seja feliz e contínua em sua vida!!!